Benjamim

Significado do Nome Benjamim

Benjamim: Significa "filho da felicidade", "filho da mão direita", "o bem-amado".

O nome Benjamim deriva do hebraico Benyamin, junção das palavras ben que significa "filho", e yamin, que significa "mão direita".

Assim, Benjamim significa "filho da mão direita", na verdade, uma metáfora para "filho da felicidade". Isso decorre em virtude do sentido positivo carregado pelo lado direito, em oposição ao esquerdo.

No Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, Benjamim é descrito como o filho mais novo de Jacó e Raquel, que morreu quando lhe deu a luz.

Raquel o nomeou Ben-Oni, que significa "filha da minha dor", mas o pai substituiu-o para Benjamim.

De acordo com os relatos narrados na Bíblia, os filhos de Jacó formaram doze tribos, conhecidas como Tribos de Israel. Os membros da Tribo de Benjamim eram chamados de benjamitas. 

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome masculino que reflete a felicidade na sequência do nascimento de um filho. 

A derivação mais comum do nome Benjamim é Benjamin, com a letra "n" no final. A versão feminina deste nome, embora não seja comum no Brasil, é Benjamine

Uma das personalidades históricas mais importantes com este nome foi Benjamin Franklin.

Considerado um dos líderes da Revolução Americana, também foi escritor, inventor, cientista, diplomata e ficou famoso pelas suas importantes experiências com o uso da eletricidade. 

Origem do Nome Benjamim

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Benjamim

Derivações do Nome Benjamim

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.