Benjamine

Significado do Nome Benjamine

Benjamine: Significa "filha do lado direito", “filha da felicidade”, “a bem-amada”. 

Benjamine é um nome feminino francês que tem origem bíblica, logo, hebraica. Surge a partir do nome Ben-iamin, Bin-yamín (o mesmo que Benjamim, em português), que é formado pela junção dos elementos ben, que significa “filho” e yamin, que significa “mão direita”, da qual resulta "filha do lado direito", por extensão, “filha da felicidade”, “a bem-amada”. 

A origem do nome Benjamim é curiosa. Esse foi o nome escolhido por Jacó para o seu filho mais novo; o mesmo substituiu o nome primeiramente escolhido por sua esposa Raquel, que em decorrência do sofrimento no parto que levou à sua morte, antes de morrer, disse que o filho se chamaria Ben-Oni, que significa “filho da minha dor”.

Já a ponto de sair-lhe a vida, quan­do estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benja­mim.”. (Gênesis 35,18)

Trata-se, sem dúvida, de um nome que reflete a felicidade pelo nascimento de um filho. O lado direito carrega um sentido positivo, em detrimento do lado esquerdo, negativo.

A forma Benjamim, bem como sua variante Benjamin (com N) ou, mais recentemente, Beijamim ou Beijamin, são populares entre o gênero masculino.

Origem do Nome Benjamine

Origem: Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Benjamine

Benjamine

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.