Mariana

Significado do Nome Mariana

Mariana: Significa “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”, “senhorinha soberana”, “a purinha” ou “que tem relação com Mario”.

Mariana é um nome que possui três possíveis origens: um a partir do inglês Marianne, formado da união dos nomes Mary e Ann, versões inglesas de Maria e Ana.

O nome Maria tem origem hebraica e sânscrita, e significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Ana, por sua vez, vem do hebraico Hannah, que quer dizer "cheia de graça". Neste caso, Mariana significa “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”.

Pode também ter sido originado a partir do francês Marianne, um diminutivo de Marie, versão francesa de Maria, portanto a partir desta origem, Mariana pode significar “senhorinha soberana”, “a purinha”.

Outra hipótese para a origem etimológica do nome Mariana está no latim marianus, originando a variante masculina Mariano, e significa “relativo à Mario”. Assim sendo, Mariana significaria algo como "pertencente à Mario" ou "propriedade de Mario".

Uma das figuras mais conhecidas com este nome é a Santa Mariana de Paredes ou Santa Mariana de Quito, considerada pela Igreja Católica como a padroeira dos órfãos e das pessoas doentes, além de ser a protetora da cidade de Quito, no Equador.

Origem do Nome Mariana

Origem: Hebraica, Latina, Francesa, Sânscrita

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Mariana

Outras Informações do Nome Mariana

Derivações do Nome Mariana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.