Mariane

Significado do Nome Mariane

Mariane: Significa “senhora soberana cheia de graça” ou “pertence à natureza de um homem viril”.

Mariane tem possivelmente três étimos. Um deles refere que o mesmo teria surgido a partir do nome composto bastante comum na Inglaterra no século XIX, Mary Ann.

Outra versão sugere que o mesmo tem origem no francês Marianne, que é o diminutive de Marie. A última hipótese é relativa à versão feminina de Mariano.

Mariane reflete as características atribuídas aos seus nomes de origem. Maria, apesar da sua origem incerta, carrega consigo qualidades virtuosas e, é especialmente conhecida por ser o nome da mãe de Jesus.

Ana, por sua vez, é um nome por si muito bonito que, do hebraico Hannah, significa “cheia de graça”. Esse significado sugere que as pessoas assim chamadas sejam essencialmente protegidas e amadas.

Ao passo que Mariano, a partir do nome Mário, do latim Marius, significa “homem viril”. Por extensão, Mariane tem o sentido de “pertence à natureza de um homem viril”.

No Brasil, em 1997, o grupo Legião Urbana, bem como em 2006, a dupla Bruno e Marrone lançaram canções nomeadas Mariane. O nome da esposa de Bruno dessa mesma dupla é Mariane Rabelo.

As pessoas registradas com esse nome feminino recebem frequentemente o apelido de Mari ou Any.

São suas variantes: Mariene, em português, Mariani, em italiano, e Marianne, em inglês e alemão.

Origem do Nome Mariane

Origem: Hebraica, Latina, Francesa, Inglesa, Sânscrita

Outras Informações do Nome Mariane

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.