Mariano

Significado do Nome Mariano

Mariano: Significa “aquele que pertence à natureza de Mário”, “descendente de homem viril”, “homem viril cheio de graça”.

O nome Mariano apresenta dois étimos. Um deles, decorre de Mário, do latim Marius, de mas, maris, que literalmente significa “homem viril”. Mariano, nesse sentido, é “aquele que pertence à natureza de Mário”, “descendente de homem viril”.

Outra possibilidade vai ao encontro do feminino Mariana, o qual tem pelo menos três étimos. A primeira respeita ao inglês Marianne - aglutinação de Mary e Ann, Maria e Ana, em português - que foi um nome composto bastante popular na Inglaterra.

Do francês, temos Marianne, que é um diminutivo de Marie (Maria) e, finalmente, o masculino Mariano, pois não se sabe qual deles teria surgido primeiro.

Assim, em virtude dos nomes Maria e Ana ou, Mário e Ana, Mariano significa “homem viril cheio de graça”, pois “graça”, do hebraico Hannah, é o sentido do nome que originou Ana.

Quanto a Maria, o nome tem várias possibilidades de étimos, sendo a mais conhecida a que corresponde ao sânscrito Maryah, literalmente “a pureza, a virtude”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente masculino que reflete uma série de atributos de destaque.

O nome é utilizado com a mesma grafia na línguas espanhola e italiana.

Origem do Nome Mariano

Origem: Italiana, Espanhola

Locais com o Nome Mariano

Outras Informações do Nome Mariano

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.