O Brasil tendo sido uma das colônias de Portugal, sofreu bastante influência desse país, tanto culturalmente como em diversas outras áreas, inclusive de sobrenomes.

Pensando nisso, nós separamos 20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil, que são muito populares e carregados por milhares de brasileiros.

Todos com os seus devidos significados, vem conferir!

Sobrenomes de origem portuguesa

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

1. Silva

Como um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, alcançando mais de 5 milhões de brasileiros e em Portugal cerca de 999 mil portugueses, ele tem origem a partir do latim silva.

Significa "floresta", "selva" ou "bosque". Ele se espalhou em diversos países como México, Venezuela, Chile, entre outros.

Uma personalidade famosa que resolveu adotar esse sobrenome como nome artístico é o cantor Silva.

2. Santos

Esse sobrenome além de possuir um simbolismo ligado ao divino, é o segundo mais popular no Brasil, com mais de 3 milhões de brasileiros que o carregam.

Ele é considerado um dos sobrenomes mais antigos portugueses, que surgiu antes mesmo da criação do Reino de Portugal, em 1139.

Tem origem no latim Sanctorum, que significa literalmente “dos santos”, ficando com o sentido de “todos os santos”.

Exemplo de pessoa histórica que o carrega é o inventor brasileiro, considerado "O pai da aviação", Santos Dumont.

3. Souza

Tanto sendo souza ou sousa e ainda “de souza”, esse sobrenome é muito popular no Brasil, com 2,6 milhões de brasileiros que o possuem, e em Portugal também apresenta cerca de 311 mil pessoas.

Tem origem no latim saza ou saxa, que significa "seixo" ou "pedra". A partir do nome de um local, chamado de rio Sousa, que fica na região do Minho, em Portugal, o sobrenome ganhou o significado de "aquele que pertence ao rio Sousa".

Pessoas famosas que o carregam são a atriz Fernanda Souza e o jogador de futebol Josef de Souza Dias.

4. Oliveira

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

Esse é um sobrenome de origem portuguesa que é considerado toponímico, ou seja, que tem relação com um local ou região geográfica.

Com origem a partir do latim olea, o mesmo que oliveira, uma árvore que produz azeitonas, significa “árvore que produz a oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”.

Há a possibilidade de que esse nome tenha se tornado sobrenome por conta do primeiro membro desta família morar próximo a árvores de oliva.

5. Pereira

Sendo um sobrenome bastante popular no Brasil, obteve mais de 2 milhões de pessoas registradas com ele. Já em Portugal alcançou 173.391 registros só em 2014.

Com origem portuguesa e toponímico, era o nome de uma propriedade na zona de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal. Significa "árvore que produz peras".

6. Rodrigues

Com mais de 2,4 milhões de brasileiros que carregam esse sobrenome, ele é considerado patronímico, ou seja, surgiu através do nome do pai ou de algum descendente masculino da família.

De origem portuguesa, começou a surgiu por volta dos séculos XIV e XV, significando "filho de Rodrigo". Pode ganhar o sentido de “filho poderosamente famoso”, “filho do governante poderoso”.

Rodrigo tem origem no germânico antigo Hrodric e chegou à língua portuguesa através do latim Rodericu, que quer dizer "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso", "rei famoso".

7. Alves

Outro sobrenome patronímico, a partir do nome próprio Álvaro, ele é carregado por 2,2 milhões de brasileiros.

Significa "filho de Álvaro", sendo que este nome próprio tem origem no nórdico antigo Alfarr, que é composto pelos elementos alfr, que significa "elfo" ou "gênio", e arr, que pode significar "guerreiro", "protetor" ou "exército".

Por conta disso, esse sobrenome também carrega o sentido de "filho do guerreiro elfo".

8. Costa

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

É provável que este sobrenome tenha surgido a partir de um dos primeiros escrivães de origem grega, Nicolau Kosta. Ele foi parar em Portugal identificando uma família nobre da época medieval que morava na zona costeira.

1,6 milhões de brasileiros o carregam, além de cerca de 387 mil portugueses. Como um sobrenome toponímico, relacionado ao litoral, significa “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”.

Personalidades famosas que o carregam são o futebolista Diego Costa e o primeiro-ministro português António Costa.

9. Ribeiro

Esse sobrenome tem conexão com a nobreza, é dito que ele surgiu em Portugal a partir do rei das Astúrias e Leão, D. Fruella II, por volta de 750 d.C. Depois ele foi sendo passado à burguesia portuguesa, através dos descendentes.

São cerca de 1.594.896 brasileiros que o carregam. Ele surgiu a partir do latim ripariu, que significa "rio pequeno" e "riacho".

Personalidades famosas que possuem esse sobrenome são o cantor Edu Ribeiro e o jogador de futebol Éverton Ribeiro.

10. Almeida

Esse sobrenome, carregado por 1,3 milhões de brasileiros, tem origem toponímica, a partir de uma região de Portugal chamada de Ribacôa, onde foi construído o Castelo de Almeida.

Com origem em um nome árabe formado pela junção dos termos al, o mesmo que o (artigo definido) e majíd, que quer dizer glorioso ou, em sentido geográfico, o mesmo que planície, significa “o glorioso”, a glória”, “conquista gloriosa”, “a planície”.

Uma personalidade histórica portuguesa que o possui é o poeta/dramaturgo Almeida Garrett.

11. Carvalho

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

Com origem toponímica, a partir de uma região de Portugal que apresentava várias árvores de carvalho, em Coimbra, foi adotado como sobrenome por Gomes de Carvalho no século XIII.

A partir do latim carualius quercus, significa literalmente "árvore de diversas características". Ganha por extensão o sentido de "longevidade" e "resistência".

É carregado por 1.372.398 de brasileiros e cerca de 208 mil portugueses.

12. Barbosa

O primeiro membro da família que carregava esse sobrenome se chamava D. Sancho Nunes Barbosa, um português da região de Paço de Sousa, ao norte de Portugal.

São cerca de 1.061.913 de brasileiros que possuem esse sobrenome, o qual tem origem toponímica, a partir da quinta de Barbosa, uma arquitetura militar portuguesa, da época medieval.

O sobrenome significa “local cheio de árvores”. Personalidades conhecidas que o possuem são a modelo Gracyanne Barbosa e o ex-ministro Joaquim Barbosa.

13. Vieira

Como um sobrenome também bastante popular no Brasil, ele tem as suas raízes toponímicas, podendo derivar tanto de Vieira do Minho quanto de Vieira de Leiria. A primeira localizada em Braga e a segunda em Marinha Grande.

Alcançou mais de 1 milhão de brasileiros e em Portugal cerca de 127 mil portugueses o carregam.

Tem origem a partir do latim venaria, e significa “molusco” ou “concha que produz pérolas”.

14. Nascimento

Com origem portuguesa, esse sobrenome tem relação com o divino e com Jesus Cristo, sendo carregado por mais de 1 milhão de brasileiros. Em Portugal não é dos mais populares, mas já alcançou cerca de 41 mil registros.

Com raiz etimológica no latim nascere, significa uma “homenagem ao nascimento de Cristo”.

Personalidades famosas que o possuem são as atrizes Débora Nascimento e Fabiula Nascimento, e o cantor Milton Nascimento.

15. Moreira

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

Outro sobrenome que faz sucesso tanto no Brasil quanto em Portugal, ele tem as suas raízes sendo toponímicas.

846.713 brasileiros o carregam e 162 mil portugueses. Tem origem com a freguesia chamada de Moreira do Castelo, antigamente com o nome de Santa Maria de Moreira. Por apresentar uma grande quantidade de amoreiras nessa região, ela ganhou este apelido.

Por conta disso, o sobrenome fica com o significado de “aqueles que vivem perto da árvore de amoras”.

16. Machado

Esse sobrenome surgiu a partir da linhagem portuguesa dos “de Ribadouro”, especificamente através de um cavaleiro medieval chamado de Martim Pires Machado.

Também há a possibilidade de ter sido utilizado pelas pessoas que faziam ou trabalhavam com a ferramenta de mesmo nome. Por isso fica com o significado de “aquele que faz machados”, “fabricante de machados” ou “o que trabalha com machados”.

É portado por 805.215 brasileiros, com uma importante personalidade que o carrega, o escritor Machado de Assis.

17. Teixeira

Outro sobrenome com raízes toponímicas, a partir da região que também se chama Teixeira, ele foi adotado por D. Ermígio Mendes de Teixeira.

Por ser um local que predomina as árvores de teixos, o sobrenome ganhou o significado de “nascido na área dos teixos”, “habitante no local onde há muitos teixos”.

Cerca de 676.397 brasileiros e 178 mil portugueses o carregam.

18. Melo

Esse sobrenome de origem portuguesa surgiu a partir do chefe de família D. Soeiro Reimondes, que foi apelidado de “o merlo” ou “melro”.

Melro é o nome de um pássaro que possui as penas pretas e o bico alaranjado, por conta disso, o sobrenome fica com o significado de “ave”. Outra teoria diz que Melo tem relação com a palavra “mel”, significando “mel”, “adoçar” ou “aquele que é doce”.

Ele consta na certidão de cerca de 667.955 brasileiros e 36 mil portugueses.

19. Castro

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados

Com 568.392 brasileiros que o carregam e cerca de 66 mil portugueses, esse sobrenome ficou conhecido por fazer parte de famílias nobres.

Tem origem a partir do latim castru, que significa “fortaleza”, ficando com o significado de “aquele que nasceu perto de castelos”, “aquele que habita local caracterizado pela existência de fortalezas”.

Uma mulher conhecida que fez parte da história portuguesa foi Inês de Castro, uma nobre dama que veio da região de Castela para se casar com D. Pedro I.

20. Moura

Esse sobrenome também nasce com origem toponímica, a partir da vila alentejana de Moura, localizada no Distrito de Beja em Portugal.

Por ser uma região antes habitada por mouros, árabes do norte da África, ficou com o significado de "quem nasce em Moura (região de Portugal)", "muralha" ou "terra dos mouros".

A estimativa é que seja carregado por 544.924 brasileiros e 34 mil portugueses.

Gostou do nosso artigo sobre sobrenomes portugueses? Aproveita e confere outros:

A origem e significado dos 20 sobrenomes mais comuns do Brasil

20 sobrenomes japoneses e seus significados mais interessantes

Os sobrenomes americanos mais bonitos para meninos e meninas