O nome Miguel significa “quem é como Deus?”. Este significado é na realidade uma pergunta retórica, tendo em vista que de acordo com a bíblia, a resposta seria que “ninguém é como Deus".

De origem hebraica, a partir de Mikhael, este nome é formado pelos elementos mikhayáh, e El, significando, portanto, “quem é como Deus?”.

dicionario-de-nomes-proprios-miguel-01

É um popular nome para os falantes da língua portuguesa, tendo sido encontrado pela primeira vez em Portugal no Século II, através de sua variante Micael.

O censo de 2010 revela que no Brasil existem mais de 240.000 pessoas registradas com o nome Miguel, sendo a maior incidência de registros nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Variantes do nome Miguel pelo mundo

Para os falantes da língua inglesa, o nome correspondente de Miguel é Michael. Na Irlanda encontramos a variante Mighel.

Outras variantes do nome Miguel que encontramos são os nomes Maicon, Michel e Miquéias. Todos possuem os mesmo significado do nome original. No Brasil, é também muito popular os nomes compostos, como Luiz Miguel e João Miguel.

O nome correspondente a Miguel no feminino é Micaela que possui o mesmo significado: “quem é como Deus?”. A frequência deste nome no Brasil de acordo com o Censo é de 14.156 pessoas em 2010, não sendo tão popular quanto o masculino.

Este nome feminino também possui as variantes em outras línguas: no francês encontramos Michèle, em espanhol, Miguela e Miguelina e no inglês Michaela.

O arcanjo Miguel na bíblia

dicionario-de-nomes-proprios-miguel-02
Pintura de Giuseppe Cesari realizada entre os anos de 1592–1593.

O nome Miguel é citado cinco vezes na Bíblia. Conhecido como arcanjo Miguel, ele é descrito como um símbolo de humildade diante de Deus e aparece tanto na tradição cristã, quanto nas religões judaica e islâmica.

Nas escrituras sagradas, Miguel é também conhecido como São Miguel e arcanjo São Miguel sendo mencionado três vezes no Livro de Daniel na Bíblia. Ele é descrito como um grande príncipe que defende as crianças de seu povo.

Em Apocalipse, é relatada a história de uma guerra no céu, no qual o arcanjo Miguel derrota o diabo.

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”

O arcanjo Miguel é também mencionado como um dos protetores do povo e líder do exército de Jesus, dessa forma, São Miguel se tornou o padroeiro dos fuzileiros navais e dos marinheiros.

Personalidades com o nome Miguel

dicionario-de-nomes-proprios-miguel-03

Miguel de Cervantes é sem sombra de dúvidas a personalidade mais representativa do nome Miguel. O escritor espanhol ficou muito conhecido por sua obra Dom Quixote de 1605. Sua influência para a língua castelhana é tão grande que por vezes ela é chamada de “a língua de Cervantes”.

dicionario-de-nomes-proprios-miguel-04

Miguel é o nome artístico do cantor e compositor norte-americano de origem mexicana Miguel Jontel Pimentel. Com influências do R&B, Soul e Hip Hop, o artista já tem 4 álbuns de estúdio e possui 11 indicações para o Grammy, tendo ganhado o prêmio em 2013.

dicionario-de-nomes-proprios-miguel-05

Miguel Falabella é uma das maiores personalidades da televisão e do teatro brasileiro, sendo um aclamado ator, cineasta, roteirista e diretor teatral. Ele ficou conhecido pelo público brasileiro pelo seu papel como Caco Antibes no programa de comédia “Sai de Baixo”.