Nomes femininos que significam justiça, honra ou glória

1. Glória

Esse nome tem um sentido religioso e significa "glória" e "honra". Tem origem a partir do substantivo glória, derivado do latim gloria, que foi influenciado por um das invocações da Nossa Senhora.

2. Merida

Merida significa "aquela que alcançou um alto nível de honra", "a bem sucedida", "a bem vista por todos".

É provável que tenha origem latina, mas também pode ser uma variante do nome celta Mairead, que quer dizer "pérola".

3. Roberta

Roberta tem o significado de “aquela que a glória tornou famosa”, “brilhante na glória” ou “famosa e gloriosa”. Tem origem no germânico Hrodebert, que é formado pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”, e berhto, que quer dizer “brilhante", "afamado”.

4. Wendy

Wandy significa “mulher justa” e “moça abençoada”. Wendy tem correlação com o elemento Gwen, que é derivado do celta gwy, que significa branco, justo, abençoado.

É um nome com uma sonoridade suave e bonita, muito carinhoso para se pôr em uma menina.

5. Eurides

Eurides significa “aquela que é muito justa”. Provém do grego Eurydíke, que é formado pelos termos eurys, que significa “muito, largo” e díke, que significa “justiça”. Por extensão adquiri o sentido de uma pessoa muito justa.

6. Gwen

Gwen significa “mulher justa” e “moça abençoada”, com origem no nome galês Gwen, forma feminina de Gwyn, que quer dizer “branco, justo, abençoado”.

7. Naomi

Naomi tem origem japonesa e significa “aquela que é bonita e honesta” ou “a honestidade bela”. Provém da formação dos elementos ao, que significa “honesto, reto” e mi, que quer dizer “bonito, belo”.

8. Annora

Esse nome é bastante diferente e original, caso você queira um nome mais único como opção.

Annora é a forma medieval inglesa de Honora, a qual é um das formas feminina do nome Honorius, que tem origem no latim e significa ‘’honra’’.

9. Cleópatra ou Cleo

Cleópatra significa “a glória do pai”, tendo origem no grego Kleopatra, composto pelos termos kléos, que quer dizer “glória, revelação” e patros, que significa “do pai”.

Nomes masculinos que significam justiça, honra ou glória

10. Osmar

Osmar significa “glória dos ases”, “glória dos deuses” ou “divinamente glorioso”, tendo origem nos nomes germânicos Ansmarm e Ansmir, sendo a junção dos elementos ans ou os, que significa “ases” e mar, ou mir, que significa "brilho, glória".

11. Honório

Honório significa “homem honrado” e “homem de reputação”. Tem origem no latim Honoriu, que é formado pela junção da palavra honor, que quer dizer “honra, reputação” e do sufixo io, que significa “homem honrado, homem de reputação”.

12. Melquisedeque

Melquisedeque é um personagem bíblico e o seu nome é de origem bíblica, no hebraico Malki-tzédeq, Melchizedek, que faz a junção dos elementos mélek, que quer dizer “rei” e tazadá, tzaddíq que quer dizer “justiça”.

Significa de “rei da justiça”, “meu rei é justo”, “rei justo aos olhos de Deus”.

13. Justino, Justo ou Justus

Justino significa "aquele que é como o justo" e "relativo a justo". Ele é a forma relativa do nome Justo, possuindo origem a partir do latim justus, que também é um nome, Justus.

14. Astrogildo

Astrogildo significa “brilhante pela sua dignidade” e “brilhante pelo seu valor”. Tem origem no nome germânico Austregildis, formado pela união dos elementos austr, que significa “brilhante”, e gild, que quer dizer “digno de valor”.

15. Roberval

Roberval significa “famoso e saudável pela glória” ou “valente e ilustre”. Tem origem no teutônico Hrodebert, formado a partir da junção dos elementos hruot, que quer dizer “glória”, e berht, que significa “brilhante” ou “famoso”.

16. Adil

Adil significa ‘’leal’’, ‘’honesto’’ e ‘’justo’’ em árabe, com origem a partir da raiz adala, que quer dizer ‘’agir com justiça’’.

17. Vladislav

Vladislav tem origem nos termos eslavos vladeti, que significa ‘’regra’’ e slava, que quer dizer ‘’glória’’. Por extensão pode ficar com o significado de ‘’glorioso que segue regras’’ , ‘’glorioso’’ e ‘’regrado’’.

Veja também: