Honra, Glória e Justiça são qualidades muito boas que os pais desejam que os seus filhos possuam, ainda mais por serem acompanhadas por outras virtudes, como, honestidade, dignidade, força, entre outras.

Pensando nisso nós fizemos uma listinha com 17 nomes para bebês que significam honra, glória ou justiça, para que você se inspire e aproveite. Muitos nomes são mais diferentes e originais.

Nomes femininos que significam honra, glória ou justiça

honra feminino

1. Glória

É um nome bastante popular no Brasil, com personalidades como a atriz Glória Pires, a jornalista Glória Maria e a roteirista Glória Perez.

Esse nome tem um sentido religioso e significa "glória" e "honra". Tem origem a partir do substantivo glória, derivado do latim gloria, que foi influenciado por um das invocações da Nossa Senhora.

Obteve seu pico de popularidade nas décadas 50 e 60, segundo o Censo.

2. Merida

Você já deve ter assistido o filme Valente da Disney, não é mesmo? A protagonista desse filme é a Princesa Merida, uma garota totalmente independente, que quebra todos os tipos de padrões de gênero e que simboliza a força feminina.

Esse nome próprio significa "aquela que alcançou um alto nível de honra", "a bem sucedida", "a bem vista por todos".

É provável que tenha origem latina, mas também pode ser uma variante do nome celta Mairead, que quer dizer "pérola".

3. Roberta

Há diversas personalidades brasileiras com esse nome próprio, como, por exemplo, as cantoras Roberta Miranda, Roberta Sá e Roberta Campos, além da atriz Roberta Close.

Tem o significado de “aquela que a glória tornou famosa”, “brilhante na glória” ou “famosa e gloriosa”. Tão bonito, não é mesmo?

É a versão feminina de Roberto, o qual tem origem no germânico Hrodebert, que é formado pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”, e berhto, que quer dizer “brilhante", "afamado”.

4. Wendy

Esse é um nome muito popular nos Estados Unidos, principalmente com a personagem da história da Walt Disney Peter Pan, que se chama Wendy Darling. Wendy Williams também é uma apresentadora estadunidense.

Esse nome significa “mulher justa” e “moça abençoada”. Não tem origem certa, mas especialistas afirmam que Wendy tem correlação com o elemento Gwen, que é derivado do celta gwy, que significa branco, justo, abençoado.

É um nome com uma sonoridade suave e bonita, muito carinhoso para se pôr em uma menina.

5. Eurides

Esse é um nome singular, que foi inventado no Brasil. Possui Eurídice como variação brasileira e espanhola, Eurìce como variação italiana e Eurydice sendo francesa e inglesa.

É um nome com um significado forte e honroso, sendo “aquela que é muito justa”. Provém do grego Eurydíke, que é formado pelos termos eurys, que significa “muito, largo” e díke, que significa “justiça”.

Por extensão adquiri o sentido de uma pessoa muito justa.

6. Gwen

Esse é um nome bastante popular no meio artístico dos Estados Unidos, tanto da área musical quanto cinema e desenho. Uma das cantoras mais populares mundialmente é a Gwen Stefani.

Outras personalidades são a personagem do desenho animado Ben 10, Gwen Tennyson e a atriz norte-americana Gwen Verdon.

Esse nome significa “mulher justa” e “moça abençoada”, com origem no nome galês Gwen, forma feminina de Gwyn, que quer dizer “branco, justo, abençoado”.

7. Naomi

Tem tantas personalidades com esse nome próprio que poderia ser até incontável, mas claro que a primeira que vem à cabeça é uma das mulheres mais lindas do mundo, a top model Naomi Campbell.

Outras personalidades muito conhecidas são a atriz britânica Naomi Watts, a atriz e cantora britânica Naomi Scott, e a tenista profissional japonesa Naomi Osaka.

Na sua vertente de origem japonesa esse nome significa “aquela que é bonita e honesta” ou “a honestidade bela”. Provém da formação dos elementos ao, que significa “honesto, reto” e mi, que quer dizer “bonito, belo”.

8. Annora

Esse nome é bastante diferente e original, caso você queira um nome mais único como opção.

Annora é a forma medieval inglesa de Honora, a qual é um das formas feminina do nome Honorius, que tem origem no latim e significa ‘’honra’’.

Por conta disso, Annora carrega o simbolismo de uma pessoa honrada, com diversas virtudes. Bonito, não é mesmo?

9. Cleópatra

Quem nunca estudou nos livros de história a mais famosa rainha do Egito, Cleópatra? Ela tinha uma personalidade forte, ligada ao luxo e à vaidade.

Um belo termo afetivo para esse nome é Cleo, que também é usado como um nome próprio, porém com outro significado.

Cleópatra significa “a glória do pai”, tendo origem no grego Kleopatra, composto pelos termos kléos, que quer dizer “glória, revelação” e patros, que significa “do pai”.

Essa menina carregará o simbolismo de ser a glória do seu pai, o bem precioso, lindo não é mesmo?

Nomes masculinos que significam honra, glória ou justiça

honra masculino

10. Osmar

É um nome bastante popular no Brasil, inclusive carrega um significado muito bonito e sagrado. Personalidades importantes que carregam esse nome são o ex-locutor esportivo Osmar Santos e o ator Osmar Prado.

Obteve o seu auge de popularidade nos anos 60, com cerca de 27 mil pessoas registradas, segundo o Censo do Brasil.

Esse nome significa “glória dos ases”, “glória dos deuses” ou “divinamente glorioso”, tendo origem nos nomes germânicos Ansmarm e Ansmir, sendo a junção dos elementos ans ou os, que significa “ases” e mar, ou mir, que significa "brilho, glória".

11. Honório

Esse é um nome masculino mais voltado para o antigo ou clássico, inclusive o seu pico de popularidade foi nos anos 50, segundo o Censo. De qualquer forma, carrega um simbolismo de honestidade e honra.

Significa “homem honrado” e “homem de reputação”. Tem origem no latim Honoriu, que é formado pela junção da palavra honor, que quer dizer “honra, reputação” e do sufixo io, que significa “homem honrado, homem de reputação”.

12. Melquisedeque

Resolvemos adicionar à nossa listinha, por ousadia claro, esse nome que é muito raro no Brasil, mas que é original e carrega um significado de justiça e religiosidade.

‘’Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou.’’ (Hebreus 7:1)

Melquisedeque é um personagem bíblico e o seu nome é de origem bíblica, no hebraico Malki-tzédeq, Melchizedek, que faz a junção dos elementos mélek, que quer dizer “rei” e tazadá, tzaddíq que quer dizer “justiça”.

Ficando com o significado de “rei da justiça”, “meu rei é justo”, “rei justo aos olhos de Deus”.

13. Justino

Esse nome também é mais clássico e antigo, tendo sido bastante popular no Brasil nos anos 50.

Um ator brasileiro que leva esse nome próprio em nome composto é Thiago Justino. Outra personalidade conhecida é São Justino, o Mártir. Ele era um filósofo cristão, um sacerdote e grande escritor da Igreja Cristã Primitiva.

Esse nome significa "aquele que é como o justo" e "relativo a justo". Ele é a forma relativa do nome Justo, possuindo origem a partir do latim justus, que também é um nome, Justus.

14. Astrogildo

Na nossa lista trazemos mais um nome diferente, que já não tem tanta popularidade no Brasil, mas que carrega um simbolismo de alguém com bom caráter e boas virtudes.

Esse nome significa “brilhante pela sua dignidade” e “brilhante pelo seu valor”, bonito não é mesmo?

Tem origem no nome germânico Austregildis, formado pela união dos elementos austr, que significa “brilhante”, e gild, que quer dizer “digno de valor”.

15. Roberval

Esse nome tem uma sonoridade um pouco engraçada, tendo sido bastante popular no Brasil nos anos 70, com cerca de 4500 pessoas registradas, segundo o Censo.

Um personalidade brasileira conhecida que carrega esse nome próprio é o ex-jogador de futebol e atual treinador Roberval Davino.

O nome possui o significado de “famoso e saudável pela glória” ou “valente e ilustre”. Tem origem no teutônico Hrodebert, formado a partir da junção dos elementos hruot, que quer dizer “glória”, e berht, que significa “brilhante” ou “famoso”.

16. Adil

Esse nome é outro achado original e diferente, bem mais popular no árabe. Foi o nome de diversos sultões do distrito de Bijapur no estado de Karnataka (Índia).

É o nome próprio de uma personalidade mundialmente conhecida, o zagueiro da seleção francesa de futebol Adil Rami. Também é o nome do jogador de críquete inglês, Adil Rashid.

Esse nome carrega uma simbologia muito linda, de alguém verdadeiramente bom e honesto. Significa ‘’leal’’, ‘’honesto’’ e ‘’justo’’ em árabe, com origem a partir da raiz adala, que quer dizer ‘’agir com justiça’’.

17. Vladislav

Que tal pôr um nome de origem eslava no seu filho? É diferente, ousado, original e carrega um bonito significado.

Uma personalidade conhecida que leva esse nome é o ex-namorado da Naomi Campbell, empresário e fundador da Capital Group, Vladislav Doronin.

Esse nome tem origem nos termos eslavos vladeti, que significa ‘’regra’’ e slava, que quer dizer ‘’glória’’. Por extensão pode ficar com o significado de ‘’glorioso que segue regras’’ , ‘’glorioso’’ e ‘’regrado’’.

Gostou do artigo? Esperamos que sim! Você pode aproveitar e conferir outros:

Os 33 nomes para bebê que simbolizam força

45 nomes para bebês que simbolizam a luz

Nomes bíblicos: os 20 nomes mais lindos que significam Deus, fé, o divino