Joana

Significado do Nome Joana

Joana: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

O nome Joana tem origem no latim Iohanna e é a variante feminina de João, proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah, “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, “graça”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome feminino que foi definitivamente adotado pelas mulheres somente após a Reforma Protestante.

Personagem Histórica

É o nome de uma personagem bíblica citado no Novo Testamento. Junto com outras mulheres - entre a qual Maria Madalena - e os doze apóstolos, Joana terá servido Jesus.

Joana d'Arc é a personalidade que mais se destaca com esse nome. Também conhecida como a "Donzela de Orléans" ela é a padroeira da França e é reconhecida heroína devido a ocupação da chefia militar durante a Guerra dos Cem Anos, envolvendo principalmente a França contra a Inglaterra.

Joana d'Arc morreu em 1431, queimada viva pelos inimigos em um ato de fé, mas só foi canonizada pela igreja Católica cinco séculos depois, em 1920.

Variantes

Entre as variantes do nome mais utilizadas no mundo estão Giovanna e Gianna (na italiana), Joan ou Jane (em inglês), e Juana (em espanhol).

Outras versões do nome, como Joanna, Joane, Johanna, Joanne, Giovana, Ruana, também são bastante utilizadas em alguns países ocidentais.

Origem do Nome Joana

Origem: Hebraica, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Joana

Joana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.