Joana

Significado do Nome Joana

Joana: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

O nome Joana tem origem no latim Iohanna e é a variante feminina de João, proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”.

É nome de um personagem bíblico citado no Novo Testamento. Junto com outras mulheres - entre a qual Maria Madalena - e os doze apóstolos, Joana terá servido Jesus.

Joana d'Arc é a personalidade que mais se destaca com esse nome. Também conhecida como a "Donzela de Orléans" ela é a padroeira da França e é reconhecida heroína devido a ocupação da chefia militar durante a Guerra dos Cem Anos, envolvendo principalmente a França contra a Inglaterra.

Joana d'Arc morreu em 1431, queimada viva pelos inimigos em um ato de fé, mas só foi canonizada pela igreja Católica cinco séculos depois, em 1920.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome feminino que foi definitivamente adotado pelas mulheres somente após a Reforma Protestante.

Entre as variantes do nome mais utilizadas no mundo está Giovanna e Gianna (na italiana), Joan ou Jane (em inglês), e Juana (em espanhol). Outras versões do nome, como Joanna, Joane, Johanna, Joanne, Giovana, Ruana, também são bastante utilizadas em alguns países ocidentais.

Origem do Nome Joana

Origem: Hebraica, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Joana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.