Ione

Significado do Nome Ione

Ione: Significa “Jônia” ou “Deus é gracioso”.

O nome Ione se originou a partir do grego Ionía, do latim Ionia, que quer dizer literalmente “Jônia”.

Ionía foi o nome de uma região habitada pelos jônios na Ásia Menor, atualmente situada na Turquia, banhada pelo Mar Egeu e não pelo Mar Jônico, como muitos pensam.

Na mitologia grega é uma das dezoito sacerdotisas de Dionísio, tendo como símbolo “a harpa”. Considerada também um das cinquenta ninfas do mar, conhecidas por nereidas, filha do antigo deus marinho Nereu e de Dóris.

Os nomes das nereidas foram citados em diversas fontes, sendo as principais por Apolodoro, Hesíodo, Homero e Higino.

Há autores que relacionam Ione como um diminutivo de Joan, variante inglesa de Joana, versão feminina de João, que vem do hebraico Yehokhanan, união dos elementos Yah ("Javé" ou "Deus") e hannah ("graça"), formando o significado “Deus é gracioso”.

Este, por sua vez, foi o nome de um personagem bíblico citado no Novo Testamento, uma das testemunhas da morte de João Batista.

Para os árabes, persas e urdus, a palavra "Ionia" (na forma Younan) significava "Grécia", assim como Yavan para os hebraicos, e yavana para os falantes do sânscrito.

Origem do Nome Ione

Origem: Grega, Hebraica

Outras Informações do Nome Ione

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.