Carlos Henrique

Significado do Nome Carlos Henrique

Carlos Henrique: Significa “homem do povo e senhor do lar”, “homem livre príncipe do lar”, “homem do povo e governante da casa”.

É um nome composto por dois nomes de origem germânica Carlos e Henrique.

Carlos tem origem no nome germânico Karl, e deriva dos termos karal, kerl, que quer dizer literalmente “homem". Por extensão é atribuído o sentido de "homem livre" ou "homem do povo".

Há também outra vertente que relaciona o nome Carlos a outro termo germânico, hari, que significado "exército" ou "guerreiro".

O nome tornou-se popular na Europa influenciado por Carlos Magno, rei dos Francos entre os anos de 768 e 814, e foi adotado pelos judeus como um dos nomes para substituir Chaim, que tem início com a mesma letra.

Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, encontrado pela primeira vez no século XII, mas tornou-se popular apenas no século XIX, sob a forma Carle. Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XVII.

Henrique surgiu através do nome germânico Heimirich, composto pela junção dos elementos heim que significa "lar, casa" e rik, que quer dizer "senhor, príncipe, poder" e significa “senhor do lar, príncipe do lar ou governante da casa”.

Chegou à Inglaterra através dos normandos, e foi muito popular na Idade Média, adotado posteriormente por oito reis. Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XIII.

Origem do Nome Carlos Henrique

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Carlos Henrique

Outras Informações do Nome Carlos Henrique

Carlos Henrique

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.