Henrique

Significado do Nome Henrique

Henrique: Significa "senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Henrique tem origem no nome germânico Haimirich, composto pela união dos elementos heim, que significa "lar", "casa", e rik, que quer dizer "senhor", "príncipe", "poder". Dessa junção, resulta o significado “senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa”.

Foi um nome muito utilizado pela realeza, adotado por reis ingleses, germânicos, franceses e portugueses.

A figura histórica mais conhecida que ostentou esse nome foi Henrique VIII, da Inglaterra, que teve seu reinado compreendido entres os anos de 1509 a 1547.

Henrique VIII ficou conhecido por ter tido um papel fundamental no rompimento da Igreja Anglicana com a Católica. Além disso, foi considerado um dos governantes com mais carisma que passaram pelo trono inglês.

O nome apareceu em Portugal com D. Henrique de Borgonha, pai de D. Afonso Henriques.

Na Inglaterra foi introduzido pelos normandos. Tornou-se muito popular durante a Idade Média, com as formas Henry e Herry, os quais são as variantes mais comuns nos Estados Unidos e na Inglaterra, respectivamente.

Também foi nome de vários santos e muito utilizado na literatura para denominar personagens nobres.

No nosso país, Henrique é um nome masculino bastante comum, sendo também usual como segundo nome, como Pedro Henrique ou João Henrique.

No Brasil, os meninos registrados com esse bonito nome masculino podem ser afetivamente chamados de Rique ou Henri.

Origem do Nome Henrique

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Henrique

Derivações do Nome Henrique

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.