Paula

Significado do Nome Paula

Paula: Significa “pequena”, “de baixa estatura” ou "delicada".

Paula é uma variante feminina de Paulo, nome originado do latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”.

Tem origem em um nome de família romano, conhecido através de São Paulo, um líder da igreja cristã primitiva que tem sua história contada no Novo Testamento da Bíblia, no livro de Atos.

Este nome apareceu na Inglaterra antes da conquista normanda, sendo que no início era utilizado apenas pelos monges. Foi raro durante a Idade Média, mas teve um aumento na sua popularidade no século XVII.

É muito usual Paula ser utilizado como um segundo nome de batismo, criando nomes compostos como Ana Paula e Maria Paula. 

No Brasil, Paula é um nome feminino bastante comum. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Paulinha, por exemplo.

Paula ainda ganhou bastante notoriedade entre os cristãos por causa de Santa Paula, conhecida por Santa Paula de Roma, uma santa da Igreja Católica considerada a co-patrona da Ordem de São Jerónimo. 

Atualmente, no entanto, uma das personalidades mais populares com este nome no Brasil é a cantora e compositora Paula Fernandes. 

Origem do Nome Paula

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Paula

Outras Informações do Nome Paula

Paula

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.