Patrícia

Significado do Nome Patrícia

Patrícia: Significa “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

Patrícia tem origem do nome latim Patricius, que significa “patrício”, “nobre”, e era atribuído aqueles que representavam a nobreza na civilização da antiga Roma.

Inicialmente decorre da palavra patres, plural de patre, que significa “pai”.

Importa referir que os senadores romanos eram denominados patres conscripti, nome que posteriormente batizou a classe dos nobres. Isso porque tinha o sentido de “de pai livre”, “pai de origem nobre”.

Nesse sentido, por extensão, o nome significa “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

Estamos diante de um nome muito bonito que carrega qualidades nobres, as quais possivelmente poderão ser transmitidas às meninas assim registradas.

No Brasil, as meninas batizadas com esse nome, que é popular no nosso país desde a década de 70, podem ser afetivamente chamadas de Paty, Tici ou Ticha.

É o feminino de Patrício e apresenta como variantes Patricia (sem acento), em espanhol e em inglês, Patrizia, em italiano, e Patrice, em francês.

Patrício, na forma Padraig, é um nome muito popular na Irlanda desde o século XVII, o que decorre do fato de São Patrício ser o patrono desse país.

Embora o nome tenha se tornado popular em outros países europeus anos antes, na Irlanda não era utilizado com o intuito de preservar o nome do santo.

Origem do Nome Patrícia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Patrícia

Patrícia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.