Nomes iniciados pela letra Z são considerados raros, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Selecionamos os nomes mais lindos e especiais com Z para meninos e meninas e explicamos as suas origens e significados.

Zayn

O nome masculino Zayn significa “belo e gracioso” e “cheio de beleza e graça”. É um nome de origem árabe que se origina a partir de uma palavra que faz referência à “graça” ou “beleza.

O nome Zayn também possui variantes populares, tais como Zain e a sua versão feminina Zayna ou Zaina.

Zoe

O nome feminino Zoe tem origem no grego e é considerado uma tradução do nome hebraico Eva. Dessa forma, eles compartilham os mesmos significados: "vida", "cheia de vida”, “vivente".

Ao longo da história, se destacam algumas personalidades com este nome, entre elas algumas imperatrizes do Império Bizantino e Santa Zoe.

Zaya

O nome feminino Zaya possui duas possibilidades de origem: a árabe e o mongol. Zaya pode ser considerado uma variação do nome árabe Zaya e carregar o significado de “flor que floresce”.

No mongol, o nome Zaya carrega os significados de “destino” ou “sorte”.

Zara

O nome feminino Zara é a versão inglesa de Zaïre, nome criado pelo escritor e filósofo francês Voltaire. Estudos apontam para uma origem árabe, cujo significado é “flor que floresce”.

Zion

O nome masculino Zion tem origem hebraica e bíblica. Ele faz referência ao nome da colina conquistada pelo rei Davi, próxima à cidade de Jerusalém, que corresponde ao Monte Sião em português. Dessa forma, o nome Zion carrega o significado de “terra prometida”.

Zyan

O nome masculino Zyan pode ser considerado uma variação do nome hebraico Zion, que significa “terra prometida”, mas também pode estar relacionado a uma palavra no árabe cujos significados são "adorno" ou "decoração".

Além disso, este nome também pode ser considerado uma variação do nome Zayan que significa "graça" ou "beleza".

Zaíra

Zaíra é um nome predominantemente feminino, que tem como versão italiana Zaira (sem acento), e Zara como versão inglesa e espanhola. Ele tem origem no árabe e carrega os significados de “a que tem a pele brilhante”, “pequena ou delicada”.

Zahara

O nome feminino Zahara possui duas possibilidades de origem: a árabe a hebraica. Ele carrega os significados de “ela irradia luz”, “mulher que brilha”, “florida”, “flor de laranjeira”, “a que tem a pele brilhante” ou “pequena, delgada”.

Zaqueu

O nome masculino Zaqueu possui origem hebraica e faz referência a um personagem bíblico, que foi cobrador de impostos e em um episódio dividiu seus bens com os pobres após sua conversão.

Este bonito e diferente nome carrega os significados de "puro", "inocente" e "o que tem pureza".

Zeus

O nome grego Zeus vem do nome do deus indo-europeu Dyeus, que significa "brilhar", "céu" ou "deus".

Uma das figuras mais importantes dentro da mitologia grega, o nome Zeus também carrega os significados de “deus dos deuses”, “deus do trovão” ou “deus do relâmpago”.

Zacarias

Zacarias é um nome masculino de vários personagens bíblicos, destacando-se o que é mencionado no Antigo Testamento como um dos doze profetas, autor do livro “Zacarias”, e o pai de João Batista. O nome Zacarias carrega o bonito significado de “lembrado por Deus”.

Zuri

O nome feminino Zuri possui origem africana, mais especificamente a partir da língua suaíli. Zuri possui os significados de “linda” e “bonita”.

Zípora

Zípora é um nome feminino de origem hebraica, que surge como variante de Séfora. Este nome carrega os significados de “pássaro”; “mulher inteligente” e “mulher livre”.

Zélia

Zélia é um nome feminino com três possibilidades de origem: a hebraica, a latina e a estrurca. Dessa forma, ele carrega vários significados associados, entre eles: "meu Deus é juramento", "meu Deus é abundância", “zelosa”, “aquela que zela”, “cega”, "sábia"; “dos céus” e "nascida em setembro".

Zilda

O nome feminino Zilda é considerado uma abreviação do nome Isilda, variante de Isolda, um nome de origem incerta, que possivelmente teve origem no céltico. Estudiosos apontam para os significados de “bela” e "formosa" a este nome.

Zayan

Zayn é um nome masculino considerado uma variante de Zayn, que tem origem árabe. Dessa forma, ele carrega os significados de “belo e gracioso” e “cheio de beleza e graça”.

Zaki

Zaki é um nome africano, de origem persa (a principal língua viva do Irã). Ele é bastante comum nesse país tanto como primeiro nome como sobrenome.

O nome Zaki é citado várias vezes no alcorão, dessa forma, é considerado um nome corânico. Ele possui os significados de “puro”, “inteligente, esperto”, “virtuoso”, “que se dedica a Deus”, “justo” e “bem-aventurado”.

Zeca

O nome Zeca é considerado um apelido para homens com o nome José. No entanto, ele também pode ser encontrado como nome próprio em países como Brasil, África do Sul, Moçambique e Estados Unidos. Assim como José, ele carrega os significados de “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Zack

O nome masculino Zack é o diminutivo de Zachary, variante inglesa de Zacaraias, que tem origem no hebraico. Mais comum em países falantes do inglês, Zack significa “lembrado por Deus” e “o Senhor lembrou-se”.

Zelda

O nome feminino Zelda pode ser considerado uma variação do nome dos povos semitas, Salita, que significa “felicidade”. Além disso, alguns estudiosos apontam que ele é uma variação do nome de origem germânica Griselda, que significa “combatente experiente”.

Zulmira

O nome feminino Zulmira possui duas possibilidades de origem: a árabe e a germânica. Do árabe, o nome pode significar “excelsa” ou “sublime”; e a partir do germânico, significa “brilhante”.

Zafira

O nome Zafira tem origem no nome grego Sapphire e significa safira, em referência à pedra preciosa que leva este nome. Por extensão, o nome Zafira significa “preciosa como uma safira”, “valiosa”, “da cor azul” e “mulher calma e pura”.

Zuleica

A origem do nome Zuleica é persa e significa “brilhante”, “beleza radiante" e "encantadora". Estudiosos também atribuem a origem deste nome ao árabe, cuja raiz faz referência a uma palavra que significa “roliça” ou “gordinha”.

Zola

A origem etimológica do nome unissex Zola é desconhecida. O nome é utilizado entre os italianos como sobrenome e como nome próprio especialmente entre os ingleses e os sul-africanos. Significados associados a este nome são “calmo”, “quieto, “tranquilo” e “pedaço de terra”.

Zuriel

O nome masculino Zuriel é citado na Bíblia no livro de Números no Antigo Testamento. Ele faz referência ao filho de Abiail, uns dos chefes dos levitas da família de Merari durante o período do êxodo. Zuriel significa “minha rocha é Deus”.

Zaniel

Zaniel é, possivelmente, uma variação do nome Daniel. Embora seja mais comum entre o gênero masculino, pode ser encontrado também entre meninas. Assim como Daniel, ele carrega o significado de “o Senhor é meu juiz”.

Zeneide

O nome feminino Zeneide é uma variante de Zeneida, o mesmo que Zenaide, que tem origem grega. Este nome carrega os significados de “filha de Zeus”, “descendente de Zeus” ou “parente de Zeus”, pois faz referência a uma personagem da mitologia grega que era filha do deus do trovão.

Zelina

Zelina é um nome com três possibilidades de étimo. Dessa forma, carrega muitos significados associados. Entre eles, “rival”, “ciumenta”, “zelosa” , “cega”, “dos céus”, “setembro” ou ainda, "meu Deus é juramento" ou "meu Deus é abundância".

Veja também: