Algumas das músicas mais famosas da história foram inspiradas em pessoas com nomes lindos e variados. Neste artigo, trazemos 20 nomes femininos e masculinos que inspiraram belas canções brasileiras e internacionais. 

Se você é uma mamãe ou papai fã de música, vai gostar muito dessas opções para o seu bebê. 

Nomes femininos inspirados em músicas famosas 

Nomes de menina inspirados em músicas famosas

Nomes de menina inspirados em músicas geralmente vêm acompanhados de lindas declarações de amor. É o que vamos descobrir logo abaixo, nesta seleção de nomes femininos que são título de canções de Eric Clapton à Chico Buarque. 

1. Alice

Este nome bastante popular e querido no Brasil foi inspiração para uma música da cantora de pop rock norte-americano Avril Lavigne. No entanto, em termos de cultura pop, todos nós estamos acostumados à Alice do País das Maravilhas, uma personagem inteligente, curiosa, gentil e persistente que tenta se adaptar a uma realidade diferente da sua.

A música de Avril Lavigne fala de uma mulher com qualidades parecidas, uma sobrevivente que, quando o mundo está desabando, permanece firme. 

A origem do nome Alice é germânica. É o diminutivo do nome Adelaide, que significa "de linhagem nobre".

2. Bárbara

A inspiração para este nome vem de duas músicas que fazem parte de um dos discos mais importantes do Brasil.

Em 1973 Chico Buarque lançava "Chico Canta" ou "Calabar: O Elogio da Traição" (título original), um CD que foi censurado pela ditadura militar brasileira. "Cala a boca, Bárbara", e apenas "Bárbara" são duas faixas do disco que oferece analogias de crítica ao colonialismo português em correspondência à ditadura da época. 

Além de ambas as músicas serem um marco na música popular brasileira, Bárbara é um lindo nome feminino de origem grega que significa "estrangeira" ou "forasteira". Quer entender porquê? Clique no nome! 

3. Carolina

Este nome germânico que é considerado o diminutivo de Carla está em algumas músicas nacionais. 

A mais conhecida, provavelmente, é a do cantor Seu Jorge, que canta a magia de uma mulher inteligente, bonita, doce e "difícil de esquecer". Para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Carolina é mulher para lá de cheirosa

O significado original do nome é "mulher doce" ou "mulher do povo". O que de certa forma convém com as duas músicas!

4. Diana

A famosa música dos anos 1960 de Paul Anka ganhou uma versão em português na voz de Carlos Gonzaga que fez muito sucesso no Brasil. É uma declaração de amor musical a uma mulher chamada Diana. 

Michael Jackson, no entanto, tem uma música chamada "Dirty Diana", cujo a protagonista é uma mulher muito sedutora. 

Este nome tem origem no latim, a partir do tema dius, que significa "divina". Na mitologia romana, Diana é a deusa da caça e das florestas, chamada também de "aquela que ilumina". 

5. Eva

A música do Roupa Nova que fez muito sucesso com a Banda Eva fez milhões de brasileiros cantaram "Minha Pequena Eva" durante a década de 1990. Fazendo referência ao "primeiro casal" da história (segundo a Bíblia), a música canta o amor de Adão e Eva de forma linda e apaixonante.

Este belo nome tem origem hebraica, derivado da raiz hawá, e significa "a que vive", ou "cheia de vida". 

6. Layla

Uma das histórias mais malucas do rock n’ roll foi o que inspirou a criação dessa música que é um hino de Eric Clapton. 

O famoso artista britânico se apaixonou pela esposa de seu melhor amigo, George Harrison, o guitarrista dos Beatles. Um dos resultados foi essa canção que eternizou o romance proibido, que acabou dando certo e durando uma década.  

O nome Laila, como é escrito normalmente no Brasil, é de origem árabe e significa "escura como a noite".

7. Lígia

Uma musa que era professora de uma das filhas e acabou inspirando o mestre da MPB, Tom Jobim, na criação de uma de suas melhores canções. Após, João Gilberto e Chico Buarque fizeram versões da mesma música de amor. 

Lígia é um nome com alguns étimos possíveis. O grego sugere o significado "dócil" ou "flexível". O latim sugere o significado "a escolhida" ou "a eleita". De qualquer forma, é um lindo nome de menina inspirado em uma música impossível de não amar.

8. Luísa

Este nome germânico é título de uma canção de Chico Buarque, e também outra de Tom Jobim (esta escrita com Z, Luíza). Ambas belas canções de amor, que também marcaram a história da música nacional e valem muito uns minutos da sua atenção. 

Luísa vem de Hlodoviko, nome formado pelos elementos hlut, que significa "famoso", e wig, "batalha". Sendo assim, tem o sentido de "célebre nas batalhas" ou "guerreira gloriosa".

9. Olívia

John Mayer, o cantor norte-americano, tem uma linda canção chamada "Something Like Olivia", e a banda pop londrina One Direction tem outra, chamada apenas "Olivia". Ambas românticas, gostosas, bonitas. 

Este nome, muito popular na Inglaterra, significa justamente "azeitona". Isso porque remete à oliveira, a árvore que dá o fruto de onde vem o azeite e tantos outros alimentos. 

No entanto, apesar de não ter um significado muito charmoso, Olivia é um nome feminino forte e diferente para bebês. 

10. Sophia

Nando Reis dedica a música "Só pra So" para a sua filha, Sophia, cantando a ternura de ser um pai apaixonado por uma garota especial.

Há anos na lista dos nomes mais registrados no Brasil, Sophia é um nome de origem grega e quer dizer literalmente "sabedoria". 

O cantor de indie rock brasileiro, Esteban, também tem uma música de amor chamada "Sophia". 

Nomes masculinos inspirados em grandes canções 

Nomes de menino inspirados em músicas famosas

Na antiguidade, quando um homem realizava algum feito muito importante, eram feitas canções em sua homenagem. Algum dos cantores mais famosos do mundo mantém a tradição até hoje. 

Abaixo, confira os nomes de menino que inspiraram músicas famosas de várias épocas diferentes. 

11. Ben

Uma das músicas mais famosas do "Rei do Pop", Michael Jackson, chama-se Ben. Uma linda canção sobre amizade e empatia. Aqui no Brasil, a banda Rubel também tem uma canção com o mesmo nome, mas dessa vez escrita de pai para filho. 

Ouvir as duas canções com certeza pode pesar na sua escolha de nome bebê, caso queira mesmo uma inspiração musical. São lindas!

Ben é o diminutivo de Benjamin, nome que vem do hebraico e significa "filho do lado direito" (do coração), ou "filho bem-amado". 

12. Brian

Dizem que o momento em que os pais tocam seus filhos pela primeira vez é inesquecível e incomparável. É justamente sobre isso que fala Johhny Mathis em sua bela música "Brian’s Song". 

Se você ler a letra vai se apaixonar ainda mais por esse nome gaélico que pode significar "montanha" ou "aquele que é forte". 

Um nome simples, bonito e diferente inspirado em uma música especial! 

13. Charlie

Não é muito comum o nome Charlie no Brasil, por ser um nome inglês. A sua versão aportuguesada é Carlos, nome que significa literalmente "homem".

Charlie é um nome original que foi título de uma canção muito bonita da banda de rock americana Red Hot Chilli Peppers. O cantor e vocalista da banda declarou ser uma música sobre imaginação e inspiração que uma pessoa pode produzir. 

14. Daniel

A música "Daniel" de Elton John é bastante espirituosa e bonita. Fala de saudade, de irmandade e, de certa forma, de Deus. O que é interessante, pois o significado do nome é justamente "o Senhor é meu juiz".

Vem do hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente "aquele que julga, juiz", e El, que quer dizer "Senhor, Deus".

15. Fernando

Qualquer pessoa que viveu na década de 1980 conheceu a música "Fernando" da famosa banda sueca ABBA. 

A canção trata da amizade, de guerra, medo da morte, mas talvez o mais importante, de alguém que tem capacidade de brilhar, se destacando. Alguém que tem coragem de lutar por liberdade. Parece até que os compositores pesquisaram a etimologia do nome, aqui vai o porquê:

O significado do nome Fernando vem do germânico Ferdinand ou Fredenando. É formado pela união das palavras fridu, que significa "paz", e nanthjan, que significa "ousar", de modo que tem o sentido de "ousado para atingir a paz". Não é incrível?

16. Gabriel

Não que precisemos fazer muita campanha a favor do nome Gabriel: ele já é um dos mais queridos pelos brasileiros na hora de registrar seus bebês,ficando na nona posição em 2017. 

A música de Beto Guedes que leva esse nome é uma linda e doce declaração de amor, ao que parece, a um filho. Vale a pena conhecer!

O nome Gabriel é hebraico e significa "homem forte de Deus", "mensageiro de Deus".

17. Lorenzo 

Uma das grandes músicas do britânico Phill Collins homenageia este nome originado do latim.

O nome vem de Laurentius, termo que significa "natural da cidade de Laurento", uma cidade italiana, atual Paterno. É possível que o nome da cidade seja uma referência ao louro, erva usualmente usada como alimento.

18. Marvin

Talvez este seja um caso em que o nome ficou mais famoso por causa do música. Composta por Nando Reis e eternizada pela banda de rock brasileira Titãs, "Marvin" conta a emocionante história de um garoto guerreiro que passou muita dificuldade na vida, perdeu muita gente amada, e teve que seguir em frente. 

O nome tem possibilidades diversas de origem (confira todas clicando nele acima), com sentidos que variam entre "fortaleza marítima", "excelente medula" e "amigo do mar".

19. Romeu

Um dos personagens mais famosos da literatura mundial, e também tema da música dos cantores brasileiros Pitty e Thiago Pethit. Ambas declarações de amor. 

Romeu é um lindo nome italiano cujo significado é literalmente "romeiro" ou "o que peregrina". 

20. Tyrone

Terminamos a lista com um nome masculino bem diferente inspirado em uma música muito famosa da cantora estadunidense Erykah Badu. Uma mistura de soul e jazz que foi muito sucesso na década de 1990. 

Este nome exótico tem origem gaélica e remete a uma região da Irlanda do Norte. Vem de Tir Eoghain, que quer dizer "terra de Eoghan". O que seria algo semelhante a "bem nascido", "de origem nobre". 

E então, gostou da nossa seleção de nomes inspirados em músicas famosas? Achamos que você também vai gostar de: