Karina

Significado do Nome Karina

Karina: Significa "pura", "carinhosa", "casta" ou "amável". 

O nome Karina é uma variante de Catarina, nome de origem grega na forma de Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa "pura". 

Este é um nome bastante comum na Polônia, na Alemanha e na Rússia.

O nome que deu origem a Karine - Catarina - teve seu primeiro registro na Inglaterra no ano de 1100, tornando-se muito popular no século XV, através de várias grafias diferentes. Apenas no final da Idade Média é que as formas Katherine e Catherine se tornaram padrão para a grafia do nome.

A popularidade do nome se deu graças à influência de uma santa semi-lendária vivida no século IV: Santa Catarina. Ela foi torturada em uma roda, que causaria mutilação e muito sofrimento, por não ter aceitado participar de cerimônias pagãs. 

Santa Catarina teve o seu corpo encontrado intacto no século VI, no monte Sinai, conhecido também como monte Santa Catarina. Por ter sido uma menina muito sábia e ter convertido diversas pessoas ao cristianismo com argumentos inteligentes e concisos, ela é padroeira dos filósofos, educadores, estudantes e também das donzelas.

Em Portugal, o nome apareceu em documentos da primeira metade do século XV, sob a forma Catalina. Foi um nome muito utilizado por diversas rainhas, onde se destacam Catarina de Médici, rainha francesa do século XVI; Catarina, a Grande, czarina da Rússia do século XVIII e Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra no século XVI.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo atributos de pureza e amabilidade.

As variantes Karina e Carina são nomes muito populares no Brasil e que costumam receber apelidos como "Cá" ou "Cacá".

Origem do Nome Karina

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Karina

Derivações do Nome Karina

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.