Talita

Significado do Nome Talita

Talita: Significa "menina", "moça" ou "criança que renasceu". 

O nome Talita se originou a partir do aramaico e tornou-se popular em decorrência da frase Talita cumi, que significa "menina, levanta-te". Essa frase foi proferida por Jesus ao ressuscitar a filha de Jairo, uma menina doente que tinha falecido.

A história está descrita no Novo Testamento da Escritura Sagrada, e a frase proferida por Jesus se encontra no versículo 41 do capítulo 5 do Evangelho de São Marcos:

Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi!", que significa "menina, eu ordeno a você, levante-se!."

Por esse motivo, o nome é categorizado como um nome bíblico e carrega um bonito significado, uma vez que reflete sentimentos de alegria, de alívio e de satisfação.

Popularidade 

O nome Talita é bastante comum no Brasil, assim como as suas variantes.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, o número de portadoras era superior aos 140 mil. O maior percentual foi registrado na década de 90.

A taxa de incidência é maior entre os paulistas.

Variantes

O nome apresenta uma série de variantes, dentre as quais Thalita, Talitha ou Talytha.

Termos Afetivos

As meninas batizadas com o nome Talita normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Tatá, Lita, Tati, Tyta, entre outros. 

Origem do Nome Talita

Origem: Aramaica, Bíblica

Outras Informações do Nome Talita

Talita

Derivações do Nome Talita

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.