Thalita

Significado do Nome Thalita

Thalita: Significa “menina”, “menina que renasceu”.

Thalita, em aramaico, quer dizer “menina”. Tem origem na expressão presente na Escritura Sagrada “Talita cumi”, que significa “Menina, ergue-te”. Essa expressão foi dita por Jesus por ocasião da cura da filha de Jairo, que foi ao seu encontro implorando que Jesus a curasse, pois estava muito doente. 

Quando Jesus chegou, todos choravam a morte da menina e ele disse que ela não estava morta, apenas dormia. 

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.”. (Marcos: 5,41).

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome feminino que carrega consigo a simbologia da ressurreição e, por analogia, reflete atributos como disposição e vigor às pessoas assim chamadas, de modo que as pessoas que recebem esse nome tem possivelmente a tendência para expressar vitalidade, energia e muita saúde.

É bastante comum no Brasil, assim como as suas variantes Talita, Talitha ou Talytha.

As meninas registradas com o nome Thalita são, com frequência, chamadas afetivamente como Tatá, Lita, Tati, Tyta, entre outros. 

No Brasil tem destaque a jornalista e escritora brasileira Thalita Rebouças que tem sua literatura direcionada para o público adolescente, sendo o seu livro de maior sucesso “Fala Sério Mãe”. 

Origem do Nome Thalita

Origem: Aramaica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Thalita

Thalita

Derivações do Nome Thalita

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.