Rita

Significado do Nome Rita

Rita: Significa “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.

Rita é o diminutivo do nome italiano Margherita, que deu origem à Margarida, a partir do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente “pérola”.

Há estudiosos que acreditam que os gregos tomaram o nome emprestado do persa murvarid, murwari, que significa “criatura de luz”, por extensão, “iluminada”.

O nome Rita foi encontrado em Portugal em documentos datados de 1792 e é utilizado desta forma, além das línguas portuguesa e italiana, pelos espanhóis e franceses.

Significado

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome feminino que carrega consigo atributos de destaque. Assim, é essa a qualidade atribuída a alguém tão especial, cujo valor se assemelha a uma pérola, ao mesmo tempo que reflete luz e esclarecimento.

Personalidade

É nome de uma santa nascida na Úmbria, na Itália, no século XV. Santa Rita de Cássia tornou-se monja agostinha no Convento de Cascia, após ter perdido os filhos e o marido.

Ela foi canonizada em 1900 pelo papa Leão XIII e é conhecida como a advogada das causas desesperadas.

Nomes Compostos e Apelidos

No Brasil, o nome Rita pode ser encontrado em união com outros, formando nomes compostos, como Maria Rita, por exemplo.

As meninas registradas com esse nome costumam ser afetivamente chamadas de Ritinha.

Origem do Nome Rita

Origem: Latina, Italiana

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Rita

Outras Informações do Nome Rita

Rita

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.