Maria Rita

Significado do Nome Maria Rita

Maria Rita: Significa “mulher pura e iluminada”, “sua virtude é uma pérola”, “perola pura”, “aquela que ama e ilumina”.

É um nome composto por dois nomes de origem distinta, Maria e Rita.

A origem do nome Maria - que é um dos nomes mais populares em todo o mundo - é incerta, e para ele existe não só uma mas várias possibilidades de étimos. Do sânscrito Maryáh, literalmente significa “a pureza, a virtude, a virgindade”, do hebraico Myriam, significa “senhora soberana, vidente”. 

Outra possibilidade decorre da raiz egípcia mry, que significa “amar”, mas há ainda outras traduções que resultam no sentido “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou ainda “estrela do mar”.

O nome Rita, por sua vez, é o diminutivo do italiano Margherita, o mesmo que Margarida, que vem do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente “pérola” ou, segundo alguns estudiosos, “criatura de luz”, por extensão, “iluminada”, considerando que o mesmo tenha sido emprestado aos gregos a partir do persa murvarid, murwari.

Assim, estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome predominantemente feminino de cuja junção temos vários sentidos, dentre os quais, “mulher pura e iluminada”, “sua virtude é uma pérola”, “perola pura”, “aquela que ama e ilumina”.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992) é o nome completo da Irmã Dulce - personalidade brasileira conhecida por suas obras humanitárias. A religiosa baiana foi beatificada em 2011 pelo papa Bento XVI.

Origem do Nome Maria Rita

Origem: Hebraica, Latina, Italiana, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maria Rita

Maria Rita

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.