Margarida

Significado do Nome Margarida

Margarida: Significa “pérola”.

Margarida tem origem no nome do latim Margarita, vindo do grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

Os gregos adquiriram este nome do persa murvarid, murwari, que originalmente significa “criatura de luz”.

É nome de uma santa nascida no século IV na cidade de Antioquia, na Turquia, atualmente conhecida como Antáquia. De acordo com a tradição, Santa Margarida foi atirada a um fosso pelo governador Olíbrio, por ter recusado a sua investida. No fosso, Margarida venceu um dragão com a sua cruz e frequentemente é representada ao lado do animal, que seria a personificação do demônio.

Foi uma santa muito venerada durante a Idade Média e por isso foi muito comum entre os cristãos. Foi encontrado em Portugal em documentos datados do século XIII e na Inglaterra teve seu primeiro registro em 1903 sob a forma Margaret.

As meninas registradas com esse bonito nome predominantemente feminino costumam ser afetivamente chamadas de Meg.

Margarida também é nome de uma flor originada do hemisfério norte, conhecida principalmente pela espécie que tem as pétalas alongadas na cor branca com o botão central amarelo.

É nome também de uma personagem da Disney, presente tanto nas histórias em quadrinhos quanto nos desenhos animados. A Margarida apareceu pela primeira vez como a namorada do Pato Donald em 1940 e, no Brasil, apenas em 1973.

Origem do Nome Margarida

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Margarida

Margarida

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.