Layla

Significado do Nome Layla

Layla: Significa "escura como a noite", "bela como a noite", “noite”, "o cheiro enebriante do vinho".

Layla é um nome feminino de origem árabe. Do árabe Láyla, surge a partir da palavra láylah. Com outras línguas, como o persa Lailá, apresenta o mesmo significado, "escura como a noite". 

Por extensão, pode ser entendido como “bela como a noite”.

A palavra láylah é correlata da hebraica layil, da aramaica lelá, da siríaca lelyá e, finalmente, da etíope lelit, todas elas que têm o significado literal de “noite”.

O nome Layla também é muitas vezes vezes traduzido pelos árabes como "a embriaguez dos poetas". Isso porque é o nome de sete poetisas pré-islâmicas.

Layla era o nome de uma personagem feminina em alguns poemas escritos por Qays, um poeta árabe do século VII.

Há estudiosos da onomástica que indicam que, no persa, Laila também pode significar "o cheiro enebriante do vinho".

De acordo com o Censo Demográfico 2010 eram quase 6 mil as suas portadoras, as quais podem ser afetivamente chamadas de Lay, Lala ou Lalinha.

A popularidade do nome, desde 1970, foi influenciada pelo lançamento de uma música com o nome Layla nesse mesmo ano. Trata-se de uma música da banda de blues-rock Derek and the Dominos.

Laila é a variante mais comum do nome Layla, o qual apresenta também as formas Leilá, Lélia, Leila, todas essas em português.

Origem do Nome Layla

Origem: Árabe, Persa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Layla

Layla

Derivações do Nome Layla

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.