Lavínia

Significado do Nome Lavínia

Lavínia: Significa “a que purifica” ou “a que banha”.

Lavínia tem origem a partir do latim lavolavilavatum, que significa "lavar, banhar, purificar". Por extensão, o nome tem o sentido de “a que purifica” ou “a que banha”.

Trata-se de um bonito nome feminino, uma vez que carrega os atributos de purificação. É classificado como mitológico, pois era o nome de uma princesa pertencente à mitologia romana.

Lavínia era a única filha do rei Lácio e da rainha Amata. Ela foi também a segunda esposa de Eneas, que construiu em sua homenagem (em um lugar indicado pelo oráculo) a cidade de Lavínia, atualmente chamada de Pratica, localizada na Itália.

Foi um nome muito popular no final do século XVII, após a Renascença. Nos séculos XIII e XIV foram encontradas as formas Lavina e Lavena, possíveis variantes de Lavínia.

É um dos nomes preferidos dos ciganos, utilizado desta forma também pelos romenos.

Uma das personalidades mais conhecidas com este nome no Brasil é a atriz carioca Lavínia Vlasak.

Dois grandes clássicos da literatura inglesa também tiveram personagens com o nome Lavínia. Lavinia Andronicus, da obra Titus Andronicus, da autoria de William Shakespeare é uma delas. A outra é Lavinia Mannon, em O Luto Assenta em Electra, de Eugene O’Neill.

Origem do Nome Lavínia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Lavínia

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.