Laila

Significado do Nome Laila

Laila: Significa “escura como a noite”.

O nome Laila tem origem a partir do árabe Láyla, calcado na palavra láylah que quer dizer “noite”, do persa Lailá, significa “escura como a noite”.

Há algumas fontes que o traduzem equivocadamente como “formosa”, o que deve ser descartado.

Foi nome de sete poetisas da época pré-islâmica e também é traduzido pelos árabes como “a embriaguez dos poetas”. A palavra persa lailá denomina o odor do vinho tinto, ou o odor que influencia a embriaguez.

É nome de uma das personagens principais de uma história semelhante a de “Romeu e Julieta”, que se tornou muito popular no século VII na literatura árabe, persa e turca, intitulada “Majunm e Laila”.

Começou a ser utilizado pelos falantes da língua inglesa após o ano de 1970, influenciado pelo surgimento da música “Layla” da banda “Derek and the Dominos” que tinha como vocalista e guitarrista o músico britânico Eric Clapton.

Por ser um nome de origem exótica e com significado bastante amável, Laila tornou-se um nome feminino bastante popular entre os brasileiros.

Layla e Leila também são outras variações bastante apreciadas deste nome.

Origem do Nome Laila

Origem: Árabe, Persa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Laila

Laila

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.