Ivana

Significado do Nome Ivana

Ivana: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

O nome Ivana é a variante feminina de Ivan, derivado do russo Iván, é a versão russa de João, que tem origem no hebraico Iohanan, a partir dos elementos Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”. Ou seja, Ivana pode ser considerada a versão russa de Joana.

Na Rússia, uma das variações mais adotadas para o nome Ivana é Iva ou Ivanka, assim como a forma Ivanna. O nome tem como data comemorativa no país em 4 de abril, enquanto que na Eslováquia o nome Ivana é celebrado em 28 de dezembro.

Ivana é considerado um nome bastante popular entre artistas, políticos e a realeza de países como a República Tcheca, Eslováquia, Rússia e outros que pertencem ao Leste Europeu.

A versão masculina do nome tem um significado muito poderoso e forte na Rússia. Ivan foi o nome de nove imperadores da Bulgária e seis czares russos, incluindo o mais conhecido deles, Ivan IV da Rússia, também chamado de “Ivan, o Terrível”. Ivan IV, é reconhecido até hoje como um dos maiores tiranos da Rússia, ele foi o primeiro czar e governou o país por 37 anos.

Origem do Nome Ivana

Origem: Hebraica, Russa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ivana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.