Ivan

Significado do Nome Ivan

Ivan: Significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Este é um nome que se originou a partir do russo Iván, a forma antiga do eslavo Ioannu, derivado, por sua vez, do grego Ioannes.

Ioannes é a versão grega que também deu origem ao nome João. João, que tem origem no hebraico Iohanan, é formado pela união dos elementos Yah, que significa “Javé”, “Jeová”, “Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”.

Através dessas evoluções etimológicas, Ivan pode significar “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Ivan foi o nome de nove imperadores da Bulgária e seis czares russos, incluindo o mais conhecido deles, Ivan IV da Rússia, também chamado de “Ivan, o Terrível”.

Ivan IV foi o primeiro czar e governou o país por 37 anos. O apelido "terrível" dado a Ivan IV surge do russo Ivan Grozny. Aqui, o adjetivo terrível tem o sentido de "magnífico, respeitado, ameaça para os inimigo".

Isso porque, apesar de ter matado milhares de pessoas, governou a Rússia com seriedade, fazendo dela uma grande nação.

São suas variantes Ivã, em português; Ivano, em italiano; Iván, em espanhol e em russo.

Ivana é sua forma feminina.

Origem do Nome Ivan

Origem: Hebraica, Eslava, Russa

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Ivan

Outras Informações do Nome Ivan

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.