Os personagens que estão inseridos na Cultura Pop, independente se são de filmes, games, músicas ou séries, são aqueles que alcançam um grande sucesso mundial, se tornam ícones no imaginário popular.

Pesquisando sobre o quanto as pessoas adoram estes protagonistas, a maioria marcando a infância e adolescência de muitos brasileiros, nós fizemos uma lista com os 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças, para você se inspirar.

Tem de tudo um pouco e para todos os gostos, vem conferir!

Nomes Masculinos: Cultura Pop em Filmes

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças

1. Thor

O personagem da Marvel, Thor Odinson, apresenta o seu nome próprio relacionado literalmente com o que ele é: deus do trovão.

Tendo sido criado para entrar nas histórias em quadrinhos, ele foi baseado no deus nórdico de mesmo nome.

Conhecido por ser um guerreiro, por sua força suprema e por carregar um martelo, ele se tornou um ícone na cultura atual.

Seu nome provém do nórdico antigo Þórr, que quer dizer "trovão", pois ele é capaz de criar trovões, relâmpagos, raios, furacões e geadas.

2. Hércules

O nome do grande personagem e herói da mitologia grega, cultuado até os dias de hoje, tem tudo a ver com a sua trajetória.

Não sei se você lembra, mas ele sofreu bastante por conta das maldades da deusa Hera, inclusive matou sua mulher e filhos por culpa dela. Tendo que realizar os doze trabalhos como castigo pelo crime.

Hércules é a forma latinizada do nome Herakles, o qual é a combinação do nome da deusa Hera com o grego κλεος (kleos), que significa ‘’glória’’.

Fica com o significado total de ‘’glória de Hera’’, ou seja, pode querer dizer que Hércules ficou famoso a partir das dificuldades que enfrentou com a deusa.

3. James

Considerado o ícone maior dos filmes de aventura, o espião supremo da literatura, odiado por alguns, mas amado por vários, o quinto nessa lista é o famoso personagem James Bond.

O seu nome teve uma origem bastante inusitada. Criado pelo romancista britânico Ian Fleming, em 1953, foi inspirado em um dos seus autores favoritos - James Bond, o qual escrevia livros sobre pássaros, como Birds of the West Indies - para nomear o seu personagem.

James Bond GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

O nome James é a forma inglesa de Jaime, uma das variantes de Jacó, nome originado no hebraico Yaaqobh, que quer dizer “calcanhar”, e significa “aquele que vem no calcanhar”.

4. Harry

Quando você lê esse nome já deve surgir um segundo nome automaticamente em sua mente, não é mesmo? O bruxo mais amado da literatura e do cinema, que mudou a vida de diversos leitores: Harry Potter.

Mas você sabe o porquê da escritora J.K. Rowling ter escolhido o nome Harry? Apesar de ser comum, traz um significado que tem tudo a ver com o herói, sendo este um menino corajoso, que detém de um forte espírito de liderança e poder.

Harry Potter Hp GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Harry é uma forma medieval de Henry, que surgiu no germânico Haimirich, formado pela junção dos termos, heim que significa "lar", "casa" e rik, que quer dizer "senhor, príncipe, poder".

Ficando com o significado de “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa” ou “comandante do exército”. Tudo a ver, você não acha?

5. Jack

Quem não acompanhou o pirata mais famoso das telas do cinema, que levou milhões de pessoas a manter os olhos atentos em suas aventuras, interpretado por Johnny Depp, o meio esquisito capitão Jack Sparrow.

Há uma teoria que diz que este personagem foi baseado em um pirata real, chamado John Ward, que mais tarde foi apelidado de Jack Ward, Birdy e até Sparrow. A palavra birdy significa passarinho em português e sparrow é pardal.

Dizem que John/Jack, era um grande apreciador de pássaros, por conta disso ganhou estes apelidos.

O nome Jack é um diminutivo de John, é muitas vezes considerado um nome independente, tendo sido muito comum na Idade Média como uma gíria que significa ''homem'' ou ''homem comum''.

Nomes Masculinos: Cultura Pop Nerd (Games)

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças

6. Sonic

Assim como o significado do seu nome, o personagem da série de jogos da Sega, Sonic the Hedgehog, apresenta uma super velocidade, comparável à velocidade do som.

Sendo um ícone pop dos anos 90, ele era um herói destemido que colocava sua vida em risco para ajudar as pessoas, principalmente contra o vilão Doutor Eggman.

O nome Sonic provém da palavra inglesa sonic, derivada do latim sonus, que quer dizer ‘’som’’, combinada com o adjetivo sufixo -ic.

7. Eddy

Você sabia que um dos principais personagens de jogos de luta é um brasileiro? Que fez sucesso tanto no Brasil, quanto no exterior?

Com o nome real de Eduardo ou mais conhecido como Eddy Gordo, ele é um lutador de capoeira da franquia de jogos Tekken.

Inspirado no mestre de capoeira Marcelo “Caveirinha” Pereira, não se sabe ao certo a origem do seu nome, o criador do Tekken, Katsuhiro Harada, não sabia tanto a respeito do Brasil quando resolveu fazer Eddy, então pediu ajuda a outras pessoas.

Eddy é um diminutivo de Edward, que tem sua versão portuguesa sendo Eduardo. Este tem origem no nome germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead, que significa "rico, próspero", e weard, ward, que quer dizer "guarda, guardião". Ficando "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

8. Mario

Todo mundo conhece e ama o personagem de videogame da empresa Nintendo, Mario Bros. Com mais de 30 anos de história, milhões de dólares acumulados, a origem do nome desse ícone da cultura pop veio, em parte, por acaso.

Antes chamado de ‘’Jumpman’’, ele foi desenhado pelo japonês Shigeru Miyamoto. A ideia era humanizar o protagonista, então os funcionários da empresa, vendo a semelhança deste com o empregado da Nintendo, Mario Segale, acharam o nome ideal.

Mario Bros Super Nintendo GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

A outra parte foi bem pensada, o significado do nome tem tudo a ver com o poder e a força de Mario Bros.

Provindo do latim Marius, derivado dos elementos mas, maris, Mario quer dizer literalmente "homem viril".

Nomes Masculinos: Cultura Pop na Música

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças

9. Ziggy

Se você ama e tem paixão pelo cantor David Bowie, um dos maiores ícones da música mundial, da moda e do rock, principalmente dos anos 70 aos 80, então sabe muito bem quem é Ziggy Stardust.

Ziggy era o alter ego glamuroso de David, um personagem fictício que ele criou para o seu álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1972), inclusive para se apresentar em shows.

Não se sabe ao certo a escolha de Bowie pelo nome, talvez ele se inspirou em uma alfaiataria londrina chamada ‘’Ziggy’s’’, que rimava com o nome Iggy - do cantor Iggy Pop -, o que tinha tudo a ver com o seu personagem, com estilos de roupas marcantes.

Já Stardust foi inspirado no cantor de country Norman Carl Odom, que foi apelidado de "The Legendary Stardust Cowboy" .

10. Freddie

Nascido como Farrokh Bulsara, o ícone do rock, uma das maiores vozes que já passaram pelo planeta Terra, especialmente nos anos 70, Freddie Mercury continua sendo amado por milhares de pessoas.

Seu nome artístico na verdade se tornou oficial, após ele o legalizar. Freddie foi um apelido ganho por Farrokh na infância, ao ser mandado pelos seus pais para o internato inglês chamado St. Peter Church of England School, na Índia.

Já o sobrenome Mercury, segundo algumas teorias, foi escolhido por conta do deus Mercúrio, considerado o ‘’mensageiro dos deuses’’. Freddie gostava de mitologia e misticismo.

O seu primeiro nome na realidade é um diminutivo de Frederick, versão inglesa de Frederico, que significa "rei da paz", "príncipe da paz", "o que governa com paz".

Nomes Masculinos: Cultura Pop em Séries

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças

11. Christopher

Você já deve ter assistido ou ouvido falar da série ‘’Todo Mundo Odeia o Chris’’, não é mesmo? Mas já se perguntou como ela surgiu ou qual a origem do protagonista?

Ela foi criada pelo ator e comediante norte-americano Chris Rock, baseado em suas vivências da infância e adolescência, na época em que se mudou com a sua família para o Brooklyn, tendo que estudar em uma escola popular.

Chris Rock What GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Os personagens também são baseados em sua família, só que com algumas mudanças. Tonya é seu irmão mais novo Tony Rock, o irmão do meio Drew é baseado no seu irmão Andrew Rock, assim como o seu pai e sua mãe.

Como é bem visto na série, a mãe de Chris, Rochelle, é bastante religiosa, esta podendo ser a explicação para ter batizado o filho de Christopher.

O nome tem origem no grego Christophóros, formado pelos elementos Christós, que quer dizer “Cristo”, e phorós, que significa “portador”. Ficando com o significado de "o que traz Cristo consigo", "o portador de Cristo" ou "o que carrega Cristo".

12. Ross

O mais neurótico, esquisito, porém amado, personagem de uma série de tv se chama Ross Geller. ‘’Friends’’ não fez sucesso só nos EUA, mas conquistou o coração da maioria dos brasileiros, principalmente nos anos 90 e 2000.

Uma teoria diz que os criadores da série, David Crane e Marta Kauffman, se inspiraram nos nomes dos personagens de uma novela americana, chamada ‘’All My Children’’, para compor os seus protagonistas.

Por conta disso o nome Ross foi baseado em Ross Chandler, tendo se originado de um sobrenome escocês e inglês, a partir de um lugar chamado Ross. Com origem no gaélico ros, quer dizer ‘’promontório, cabo’’.

Curtiu o artigo? Quer ler outros? Então confere: