Alexandrina
Significado do Nome Alexandrina
Alexandrina: Significa “defensora da humanidade” ou “aquela que repele os inimigos”.
Alexandrina é um nome feminino que se originou a partir do grego Aléxandros, que consiste na junção do verbo aléxo, que significa “repelir”, “defender” ou “proteger”, com o vocábulo andrós, relativo à “homem” ou “ser humano”.
Assim, o significado atribuído ao nome Alexandrina seria “aquela que repele” ou “a protetora da humanidade”.
Características marcantes da personalidade de uma pessoa, como a valentia, a força e a coragem, foram ao longo dos anos sendo associadas ao significado deste nome.
Um dos maiores conquistadores do mundo antigo, o rei da Macedônia – Alexandre, O Grande – ficou marcado na história como um exemplo de bravura e coragem.
As primeiras versões deste nome teriam surgido na língua portuguesa em meados do século XVII.
Este foi o nome de muitas personalidades da nobreza europeia, sendo uma das pessoas mais importantes a Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, Alexandrina Vitória, que reinou entre 1837 a 1901.
Existem diversas variações que surgiram a partir desta mesma raiz etimológica e que também são bastante comuns, como: Alexandra, Alexandria, Alexa e Alexia, por exemplo.
As pessoas batizadas com este nome, por norma, costumam receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares próximos, como Alex, Alexa ou Drina.
Origem do Nome Alexandrina
Origem: Grega