Alexandra

Significado do Nome Alexandra

Alexandra: Significa "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

Alexandra é uma variante feminina de Alexandre, que tem origem no nome grego Aléxandros, do verbo aléxo, que quer dizer "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem", de modo que significa "a protetora da humanidade".

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino que reflete a capacidade de proteger, apoiar.

A versão masculina do nome Alexandra (Alexandre) é considerado um nome bíblico, mencionado através de vários personagens no Novo Testamento, mas que foi difundido especialmente através de Alexandre Magno, conhecido como “Alexandre, o Grande”. Esse rei da Macedônia foi o mais famoso conquistador do mundo antigo.

Alexandre Magno reinou entre os anos de 336 e 323 a.C., e teve como educador, por solicitação do seu pai, o filósofo grego Aristóteles. Apesar do pouco tempo de vida e de reinado, foi um dos poucos governantes que alcançou um império tão extenso.

A partir das conquistas de Alexandre Magno, seu nome foi popularizado pelo mundo, chegando à Inglaterra medieval na forma francesa Alysaundre. Em Portugal foi encontrado em documentos datados da segunda metade do século XVII.

Os nomes Alexa e Alê são alguns dos apelidos mais utilizados para quem se chama Alexandra. 

Origem do Nome Alexandra

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Alexandra

Alexandra

Derivações do Nome Alexandra

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.