Alex

Significado do Nome Alex

Alex: Significa "protetor do homem" ou "defensor da humanidade".

Alex é considerado o diminutivo de Alexandre, originado a partir do nome grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir”, “defender” ou “proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem".

Este nome possui um sentido de força e liderança, utilizado para expressar a ideia de alguém com poder para repelir os inimigos, energias negativas e adversidades. 

Alex também é utilizado como diminutivo de Aléxio e Alexis, todos calcados na mesma origem, no vocábulo grego andrós.

A raiz etimológica deste nome começou a se popularizar pela Europa a partir das conquistas de Alexandre Magno, chegando à Inglaterra medieval na forma francesa Alysaundre. Em Portugal, os primeiros registros deste nome foram encontrados em documentos datados da segunda metade do século XVII.

De acordo com a mitologia grega, Alexandre também era utilizado para designar Páris, conhecido por ter derrotado Aquiles com uma flecha no seu calcanhar, na Guerra de Tróia.

No Brasil, Alex é mais utilizado como apelido para nomes masculinos e femininos, como Alexandre ou Alexandra. Normalmente é utilizado como um nome próprio masculino, mas em alguns países também pode ser comum entre as meninas também.

Em alguns países é normal encontrar a versão Alexa, como uma variação feminina de Alex.

Origem do Nome Alex

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Alex

Alex

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.