Alessandro

Significado do Nome Alessandro

Alessandro: Significa "protetor do homem", "defensor da humanidade" ou “o que repele os inimigos”.

Alessandro é a versão italiana de Alexandre, nome originado a partir do grego Aléxandros, que deriva do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

Portanto, este nome significa “o que protege os homens”, “defensor da humanidade”, ou por extensão “o que repele os inimigos”.

O nome foi difundido mundialmente, especialmente através de Alexandre Magno, conhecido como “Alexandre, o Grande”, rei da Macedônia, considerado o mais famoso conquistador do mundo antigo.

A partir dele, o nome chegou à Inglaterra medieval na forma francesa Alysaundre e em Portugal foi encontrado em documentos datados da segunda metade do século XVII.

Tem como portador famoso o físico italiano, vivido entre os anos de 1745 e 1827, Alessandro Volta, conhecido por ter inventado a pilha elétrica.

Além da língua italiana, o nome Alessandro é utilizado desta forma pelos falantes do inglês e do espanhol.

Entre os brasileiros, Alessandro é também um nome bastante popular, no entanto é mais utilizado na versão feminina: Alessandra.

As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos, como Sandro ou Alê, por exemplo.

Origem do Nome Alessandro

Origem: Grega, Italiana

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Alessandro

Alessandro

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.