Zaíra

Significado do Nome Zaíra

Zaíra: Significa “a que tem a pele brilhante”, “pequena ou delicada”.

Zaíra possui dois étimos cujos significados são distintos. Um deles está relacionado ao árabe Zahírah, que literalmente significa “a que tem a pele brilhante”, enquanto o outro está relacionado com o também árabe Zahir (Zair, em português), que literalmente significa “pequeno, delgado”.

Deste modo, este nome carrega consigo o sentido de brilho, bem como uma expressão de carinho e delicadeza, de tal forma que se costuma fazer referência às pessoas que se sobressaem em decorrência do seu talento ou outras qualidades como aquelas que brilham - sendo essa uma conotação desse bonito nome feminino.

Ao mesmo tempo, o nome Zaíra contempla, ainda, a valorização das coisas pequenas e delicadas, numa demonstração de afeto.

Nome predominantemente feminino, tem como versão italiana Zaira, e Zara como versão inglesa e espanhola. Há também outras variantes gráficas, tais como: Zayra, Zahirah e Zahira.

A versão Zaire deu nome à tragédia francesa de muito sucesso escrita por François Marie Arouet, mais conhecida como Voltaire, em 1732. Baseado nessa obra, Vincenzo Bellini criou a ópera trágica intitulada “Zaira”, em 1829.

Os apelidos mais conhecidos para esse nome são Zá e Zai.

Origem do Nome Zaíra

Origem: Árabe

Outras Informações do Nome Zaíra

Zaíra

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.