Tomás

Significado do Nome Tomás

Tomás: Significa "gêmeo".

O nome Tomás tem origem no aramaico ta'oma', que significa literalmente "gêmeo". Equivale em significado ao nome Dídimo, que quer dizer "gêmeo" em grego.

Do grego surgiu a versão latina do nome, Thomas, que consequentemente gerou as variantes Tomás e Tomé.

Tomás tem a mesma origem e significado do nome Tomé, sendo que, por vezes, ambos os nomes são utilizados em alternância, dependendo da tradução que for feita.

São Tomás de Aquino (1255-1274) é, sem dúvida, a personalidade histórica mais conhecida com esse nome. Esse frade italiano que contribuiu fortemente para a teologia e filosofia é um santo venerado pelos católicos.

Considerado um dos maiores intelectuais da igreja, ele serve de modelo para aqueles que optam pela vida sacerdotal.

Com o nome Tomé, também é conhecido um dos doze apóstolos. Tomé duvidou da ressurreição de Jesus, tendo daí surgido a expressão “Ver para crer”, tal como São Tomé:

"Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".". (João 20, 25)

No nosso país, os meninos registrados com esse nome masculino podem ser afetivamente chamados de Tom ou Tomi.

Apresenta como variantes gráficas Thomas (com H) e Tomaz (com Z).

Origem do Nome Tomás

Origem: Grega, Aramaica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Tomás

Outras Informações do Nome Tomás

Tomás

Derivações do Nome Tomás

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.