Dídimo

Significado do Nome Dídimo

Dídimo: Significa “gêmeo”, “nascido do mesmo parto”.

Dídimo tem origem grega, provém do nome Didymos, que significa literalmente “gêmeo”, “nascido do mesmo parto”, de dís, o mesmo que “duas vezes”, em português.

O nome equivale em significado a Tomé, de modo que tem destaque com esse nome um dos doze apóstolos de Jesus. 

Após a ressurreição de Jesus, ele apareceu aos seus apóstolos, todavia, Dídimo não estava presente e não acreditou no que os outros lhe disseram ao encontrá-lo. Assim, consta nas Escrituras Sagradas:

Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.

Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".” (João 20, 24-25)

Tomé vem de Thome, que é uma abreviação do inglês Thomas, o qual surge do aramaico teoma, que também tem o sentido literal de gêmeo. Em decorrência de ser um nome bíblico, é mais frequente entre os evangélicos.

Os meninos registrados com esse bonito nome predominantemente masculino que reflete proximidade e semelhança, podem ser afetivamente chamados de Di ou Didi.

Apresenta como variantes Dìdimo, em italiano e Didime, em francês.

Origem do Nome Dídimo

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Dídimo

Dídimo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.