Diego

Significado do Nome Diego

Diego: Significa “aquele que doutrina”, “conselheiro”; “aquele que vem do calcanhar”.

Diego é um nome de origem espanhola, no entanto possui sua raiz etimológica duvidosa ou incerta.

Algumas fontes o relacionam com o latim didacus, que deriva do grego didache e que quer dizer “doutrina” ou “ensino”. Assim, o nome Diego tem o significado de “aquele que doutrina”, “aquele que ensina”.

Há também autores que o associam como uma forma encurtada de Santiago, nome originado a partir da aglutinação espanhola Sant’Iago, o mesmo que Santo Iago.

Santiago seria a forma espanhola e galesa de Jacó, proveniente do hebraico Yaaqobh, calcado nas raízes iqbáiqbu aqib que querem dizer “calcanhar”.

Por extensão, o nome significa “aquele que vem do calcanhar” e era dado ao irmão gêmeo que nascia por último. Assim aconteceu com o personagem bíblico Jacó que recebeu esse nome pelo fato de nascer segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

De acordo com documentação histórica, em Portugal os primeiros registros datam do ano 882 d.C, através das formas "Didaco", "Didagu", "Diaco" e "Diago".

No Brasil, Diego é um nome predominantemente masculino e bastante popular, assim como a sua variante Diogo.

Uma das personalidades mais populares mundialmente com este nome foi o pintor espanhol Diego Rodrigues da Silva y Velázquez (1599-1660). Ele é considerado o principal artista da corte real de Filipe IV.

Origem do Nome Diego

Origem: Grega, Hebraica, Latina, Espanhola

Locais com o Nome Diego

Outras Informações do Nome Diego

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.