Teçá

Significado do Nome Teçá

Teçá: Significado “aquela que tem olhos atentos”, “atenta”; “natural de Tera”, “habitante de Tera” ou “natural (habitante) da ilha de animais selvagens”.

Muito embora não seja possível comprovar, estudiosos da onomástica indicam que a origem do nome Teçá seja indígena.

Há fontes que, por sua vez, apontam a possibilidade de este ser um nome húngaro que tenha surgido como diminutivo de Terézia, forma húngara e eslovaca de Teresa.

Como nome indígena, carrega o sentido de “olhos atentos”. Por extensão, significa “aquela que tem olhos atentos”, “atenta”.

Importa referir que os nomes indígenas constituem parte dos símbolos da nossa identidade cultural, por isso, são valorizados pelos brasileiros.

Teresa, nome de origem grega, surge do grego Therasia. Significa “natural de Tera” ou “habitante de Tera”.

Tera era como se chamava uma uma ilha localizada na Grécia. A partir do grego ther, que significa “animal selvagem”, o nome também pode ter o sentido de ou “natural (habitante) da ilha de animais selvagens”.

Mas esse não é o único étimo de Teresa. Há possibilidade de que, também do grego therizo, signifique “colher” ou, ainda, de theros, que significa “verão”.

O nome Teçá é pouco comum no nosso país. É o que revela os dados do Censo Demográfico 2010, que indica a frequência de 123 portadoras.

Origem do Nome Teçá

Origem: Indígena, Húngara

Outras Informações do Nome Teçá

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.