Silene

Significado do Nome Silene

Silene: Significa “flor vistosa” ou “afundando na calha do vinho”.  

Esse nome tem origem e significado incertos. Remetendo à planta da família das Cariofiláceas, pode significar “flor vistosa”, pois as flores dessa espécie são lindas e de várias cores.

 

 

Nome Silene: flor silene

Flor Silene da família das Cariofiláceas.

Já com origem no grego Seilenos, pode querer dizer “afundando na calha do vinho”. Esse significado aparece por conta da criatura da mitologia grega chamada de Sileno ou Silenus. Ele era descrito como parte homem e parte animal, uma espécie de fauno, e se tornou o pai adotivo do deus grego do vinho, Dionísio.

 

O nome Silenus ganhou essa atribuição de “afundando na calha do vinho”, pois a criatura consumia demasiado vinho, vivia bêbada e precisava ser carregada pelos amigos, segundo as lendas.

 

Popularidade

 

Silene é um nome feminino popular no Brasil, alcançando 14.431 registros entre os anos de 1930 e 2000, segundo o Censo. A maior concentração de pessoas que o carregam estão nos estados de Alagoas e Bahia.

Origem do Nome Silene

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Silene

Silene

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.