Sara

Significado do Nome Sara

Sara: Significa “princesa”, "senhora", "dama".

O nome Sara tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”. Além de "princesa", pode ser traduzido para "senhora" ou "dama".

Há estudiosos da onomástica que indicam a possibilidade de o mesmo ter surgido do nome anglo-saxônico Sabrina, cujo significado também é "princesa".

Este é o nome de uma personagem bastante popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e mãe de Isaac.

De acordo com a Escritura Sagrada, Sara teria sido estéril até os 99 anos, quando Deus anunciou o nascimento do seu primeiro filho Isaac.

Chamava-se originalmente Sarai, mas por ordem de Deus seu nome mudado para Sara.

"Disse também Deus a Abraão: "De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.​" (Gênesis 17, 15)

Ainda no âmbito religioso, existe a figura da Santa Sara Kali, considerada a padroeira dos ciganos. Sara Kali é venerada pelo mesmo culto das chamadas Virgens Negras.

Sara, assim como a variante Sarah, é um nome feminino muito comum no Brasil. São mais de 200 mil as suas portadoras.

É o estado do Acre que apresenta a sua maior taxa de incidência.

As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares como Sarinha, Sarita ou Sá.

Origem do Nome Sara

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Sara

Sara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.