Sabrina

Significado do Nome Sabrina

Sabrina: Significa “princesa”; “cactus espinhoso”; “como o sabre”; “a que é da fronteira”.

O nome Sabrina tem pelo menos dois étimos: anglo-saxônico e hebraico.

Do anglo-saxão Sabrina, tem o sentido de “princesa”. Segundo a lenda, uma ninfa ou princesa teria se afogado em um rio, sendo que este foi batizado com seu nome, rio Severna, localizado na Inglaterra. 

Nesse sentido, partilha do significado do nome Sara, do hebraico Sarah, o mesmo que “princesa” ou, ainda, o correlato acadiano sharru, príncipe e sharratu, princesa.

Assim, estamos diante de um bonito nome feminino que reflete atributos nobres. 

No que respeita à origem hebraica Tzabar, que tem como variante árabe Sabra, significa, literalmente, “cactus espinhoso”.

Essa era a forma como eram chamadas as mulheres judias naturais de Israel, numa referência à considerada relação “espinhosa” com o povo israelense.

Há fontes, todavia, que indicam, ainda, outros étimos. Do francês seria “como o sabre”, que é uma espécie de espada, enquanto do latim, significaria, “a que é da fronteira”.

O nome é bastante popular no nosso país. De acordo com o Censo Demográfico 2010 o número de portadoras chegava quase aos 180 mil.

As meninas registradas com esse nome podem ser afetivamente chamadas de Sá, Brina ou Nina.

Origem do Nome Sabrina

Origem: Hebraica, Latina, Francesa, Anglo-Saxônica

Outras Informações do Nome Sabrina

Sabrina

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.