Pamela

Significado do Nome Pamela

Pamela: Significa “tudo escuro”, “totalmente negra” ou “tudo mel”, “toda doce”.

É provavelmente um nome de origem grega, através da junção dos elementos pan, que significa “tudo, todos” e meli, que quer dizer “negro, escuro”, significando “tudo escuro ou totalmente negra”.

Mas outra vertente atribui seu surgimento ao poeta britânico Sir Philip Sidney, vivido entre os anos de 1554 e 1586, que o teria criado para designar uma personagem do seu poema “Arcadia”. De acordo com esta acepção, o poeta tinha a intenção de atribuir à Pamela o significado de “tudo mel” ou por extensão, “toda doce”, e então teria unido os termos gregos pan “tudo, todos” e meli, que quer dizer “mel”.

O nome Pamela também foi empregado há outras personagens, como a heroína do romance “Pamela ou a Virtude Recompensada” de 1741, de autoria do escritor inglês Samuel Richardson. A partir daí Pamela passou a ser adotado como um nome próprio apesar de não ter sido muito popular até o século XX.

Foi difundido mundialmente por influência da atriz canadense, mas naturalizada norte-americana, Pamela Anderson. Ela ficou conhecida através da série norte-americana “SOS Malibu”, exibida entre 1989 e 1999, que entrou para o livro do Guinness como a séria de televisão mais vista de todos os tempos, com mais de um bilhão de telespectadores alcançados em 1996.

Origem do Nome Pamela

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Pamela

Pamela

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.