Osman

Significado do Nome Osman

Osman: Significa “protegido pelos ases”, “protegido pelos deuses”.

É um nome com dois possíveis étimos, um através do germânico Ansemund, Osmond, Osmund, Osman, formado pela união dos elementos, os, que significa “ases”, nome dos deuses que faziam o bem do panteão escandinavo, e munto, que quer dizer “proteção” e significa “protegido pelos ases, protegido pelos deuses”.

De acordo com este significado, Osman tem uma relação etimológica com Osmar, nome que também deriva do termo germânico os, e quer dizer “glória dos ases”.

A forma germânica está relacionada com o nórdico Asmundr, que já era utilizando na Inglaterra antes da conquista normanda.

Osman também pode ter surgido através do árabe Uthmán, derivado do turco Othman, que quer dizer “abertada bebê”. Abertada é o nome generalizado de um tipo de pássaro grande pertencente à família Otididae.

A segunda acepção teve como portador mais famoso o fundador do islamismo, Uthman ibn Affan, conhecido como um dos primeiros seguidores do profeta Maomé, foi casado com duas de suas filhas. Uthman foi o terceiro califa muçulmano e foi destacado por ter utilizado suas receitas financeiras para dar suporte aos muçulmanos mais necessitados.

Origem do Nome Osman

Origem: Árabe, Germânica, Turca, Nórdica

Outras Informações do Nome Osman

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.