Oskar

Significado do Nome Oskar

Oskar: Significa "lança de Deus", "combatente divino" ou "amante dos cervos".

O nome Oskar é a variante do germânico de Oscar, que tem origem no inglês antigo Osgar, composto pelo prefixo os que quer dizer “Deus”, e gar que significa “lança”. O nome foi levado à Inglaterra pelos normandos sob a forma nórdica antiga Asgeirr.

Alguns pesquisadores atribuem uma outra possibilidade sobre a origem do nomes Oskar, que talvez tenha vindo dos elementos gaélicos os, que significa “veado, cervo” e cara, que quer dizer “amante”.

No Brasil, em nos demais países de língua portuguesa, a variante mais comum é Oscar ou Óscar. No entanto, Oskar é mais utilizado nos países escandinavos e na Alemanha, por exemplo.

O significado do nome Oskar possui uma conotação religiosa muito forte, por essa razão, foi bastante utilizado por reis e imperadores como nome de batismo.

Óscar ou Oscar também é o nome dado a premiação mais famosa no mundo do cinema, que é entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos. 

Entre as personalidades mais famosas com este nome, na forma de Oscar, está o médico brasileiro Oscar Freire e o mundialmente conhecido escritor e poeta Oscar Wilde.

Origem do Nome Oskar

Origem: Inglesa, Germânica, Gaélica, Nórdica

Outras Informações do Nome Oskar

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.