Você se considera uma pessoa que, sempre quando aparece uma oportunidade, marca uma viagem? Queria que seus filhos também gostassem de desbravar o mundo?

Em homenagem às mães e aos pais que estão sempre de malas prontas para conhecer um novo destino, organizamos uma lista de 20 nomes que significam viajante, ousadia, coragem e lugares (países, estados e cidades). Leia e veja se encontra o nome perfeito para o seu bebê!

Nomes que significam viajante

Viajante

1. Fernando

Tem origem no germânico Ferdinand ou Fredenando. É formado pela união das palavras fridu, que significa "paz", e nanthjan, que significa "ousar", de modo que tem o sentido de “ousado para atingir a paz”.

Algumas fontes relacionam o original germânico Ferdinando com os elementos fardi, que significa “viagem”, e nand, que quer dizer “ousado, corajoso”.

Assim, tem o significado de “o que ousar viajar" ou "viajante corajoso”. Um lindo nome para um viajante valente!

A versão feminina da palavra é Fernanda, que significa “ousada para atingir a paz”.

Variações: Ferdinando, Fernandes e Ernâni.

2. Wanda

Nome raro no Brasil, principalmente usado no gênero feminino, que significa “peregrina”, “andarilha” ou “aquela que viaja”. É originado a partir do teutônico Wando / Wendi, referente a um povo de origem eslava que habitava a região da Alemanha Oriental.

A raiz deste termo, no entanto, vem do verbo germânico wanden, wenden, que quer dizer “voltar” ou “volver”.

3. Evódia

O étimo de Evódia é incerto, mas há fontes que indicam a possibilidade de o mesmo ter origem hebraica. Assim, o seu significado seria “aquela que deseja boa viagem às pessoas”. Nome principalmente feminino.

É classificado como um nome bíblico, por ser citado na Escritura Sagrada.

4. Beatriz

Um lindo nome de origem do latim beatus, que significa "feliz", ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes". Há autores que indicam sua origem no termo viatrix, que do latim antigo viator significa “viajante, peregrino”.

Assim, é um nome que reúne os significados de “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Nome que representa uma viajante que traz com ela felicidade!

Apelido carinhoso: Bia. Variação do nome: Beatrice

5. Wolfgang

Com origem alemã, quer dizer “trajeto ou viagem do lobo” e “caminho do guerreiro”.

O significado “viagem do lobo” resulta da junção dos elementos wolf, que significa “lobo”, e gangue, que significa “trajeto, viagem ou caminho”.

Representa um viajante que é guerreiro!

6. Odessa

De origem grega, proveniente da palavra odysseia, significa a grande jornada.

Nome principalmente usado no gênero feminino.

É de uso incomum no Brasil, mas que pode representar os longos caminhos trilhados pela pequena que tiver esse nome.

7. Wallace

Origem escocesa e francesa, significa “galês”, "aquele que é de Gales" ou "forasteiro”, “aquele que vem de fora do país".

Nomes que significam coragem e ousadia

Ousadia

8. Leonardo

De origem germana, Leonhard, formado pelos elementos levon, quer dizer “leão”, e hardu, que significa “valente, corajoso, ousado”.

Chegou até a língua portuguesa através do latim leo, o mesmo que "leão", em português.

Assim, Leonardo reflete a simbologia do animal considerado o "rei da selva", significando “valente como um leão”, “forte como um leão”.

Este lindo nome masculino é para mães e pais que querem pensar no seu filho como uma pessoa destemida, pronta para encarar os desafios e fazer algumas viagens também!

9. Brian

Origem na Irlanda, entre o povo Celta, mais especificamente no Gaélico. Brian pode significar "colina", "montanha", "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".

Representa a força e encontra simbologia na natureza.

Variações: Bryan ou Breno.

10. Tarcísio

Tem origem na palavra grega Társeas, que significa “de Társeas”, “pertencente à Társeas”, “da natureza de Társeas”. Társeas, por sua vez, vem de thrasys, thras, cujo significado é “corajoso”, “valente”, o que resulta na definição de Tarcísio “da natureza de pessoa corajosa”.

Outro nome que representa uma pessoa corajosa!

Variações: Tarsílio ou Tarcílio e, na forma feminina, Tarcísia.

11. Yudi

É provável que o nome Yudi tenha origem japonesa. Isso porque, embora o seu significado não seja conhecido, o elemento yu, em japonês, quer dizer “bravura, coragem”, “superioridade, gentileza”, “sexo masculino, macho”, “distante, longo tempo”.

Nesse sentido, o nome significa "bravo, corajoso", "superior, gentil" e "homem forte".

Nome ainda pouco utilizado no Brasil, que representa a força, a coragem e a ousadia.

12. Aiyra

A origem do nome feminino Aiyra é incerta. Possivelmente tenha surgido da palavra árabe `A'irah, com o sentido de algo que não tem proprietário ou cujo proprietário é desconhecido. Assim, o nome significaria “aquela que não tem dono” ou “aquela cujo dono é desconhecido”.

O nome tem uma conotação de liberdade, independência, autonomia. Nome exótico e apropriado para famílias que criam suas meninas para serem "do mundo", independentes e prontas para conquistarem os seus sonhos.

Há estudiosos que indicam a possibilidade de ser um nome sindi (idioma indiano), com o significado de “respeitável” ou “aquela que é respeitada”. Outras fontes consideram Aiyra um nome indígena, tendo o significado de “filha” ou “filha do irmão”.

13. Ari

Nome de origem masculina, quer dizer “leão”, “águia” ou “corajoso”.

Nome mais incomum, mas que também significa leão, como Leonardo.

Abreviação do hebraico Aryeh, que significa “leão”. Pode também derivar do nórdico antigo que significa “águia”, ou ainda do armênio, que quer dizer “corajoso”.

Nomes que significam cidades, estados e países do mundo

Lugares

14. Virgínia

Locais: Virginia Beach (Estados Unidos), Virginia (África do Sul) e La Virginia (Colombia).

Nome lindo, que tem origem no latim Virginia, que deriva dos termos virgo, virginis, significando “virgem”.

15. Florence (Florença)

Locais: Florença (Itália), Florence-Graham (Estados Unidos), East Florence (Estados Unidos), Florence (Estados Unidos).

É a versão francesa e inglesa de Florença, variante feminina de Florêncio, nome originado no latim Florentius, a partir de florens, que significa “florir”, “a que floresce, próspera” e “florescente”.

Além de ser uma nome encantador de uma cidade na Itália, traz uma simbologia repleta de vida como é o florescer.

16. Dakota

Locais: Dakota do Sul e Dakota do Norte (Estados Unidos).

Nome de origem indígena, proveniente do dialeto da tribo de índios nativos da América conhecida como Dacota, significa “amigo”e “aliado”.

O nome Dakota carrega os atributos da amizade.

17. Milan

Local: a capital da moda italiana.

Milan é um nome de uso principalmente masculino, que, originado a partir do elemento mil / milu, significa “graça”, “amor” ou “bondade”.

Outras origens para este nome: a partir do sânscrito, que atribui o significado de “unificação” para Milan; e outra do latim, que pode ser interpretado como “trabalhoso e ansioso”.

Em homenagem a uma cidade que inspira moda, o nome ainda simboliza amor e bondade.

18. América

Local: E por que não homenagear um continente?

Significa a que governa a casa. Nome associado a uma pessoa aventureira e esperta, de pulso firme.

19. Israel

Local: país localizado no Médio Oriente.

Israel tem origem no hebraico Yisrael, significa “ele luta com Deus”, resulta da junção dos elementos sara, que significa “ele luta”, e El, que quer dizer “Deus”.

Apelido afetivo utilizado para o nome: "Isra".

20. Orlando

Local: Orlando (Estados Unidos).

Significa "terra gloriosa" e “natural da terra gloriosa”.

Origem nos nomes germânicos Hrodland e Ruotlant, com o significado de "terra gloriosa" e “natural da terra gloriosa”. Sentimento de patriotismo, utilizado como forma de homenagear o local de nascimento.

Gostou das sugestões? Se quiser mais algumas ideias, pode consultar estes dois artigos aqui:

Os 33 nomes para bebê que simbolizam força

25 nomes de bebê inspirados na natureza e seus significados