Ludmila

Significado do Nome Ludmila

Ludmila: Significa "amada pelo povo", "querida pelo povo" ou simplesmente "a favor do povo".

Ludmila é um nome que tem origem eslava. É formado por dois elementos lyud, que quer dizer "povo", "população" e mil, que quer dizer "graciosa", "querida", dos quais resulta o seu significado.

Alguns estudiosos indicam também que Ludmila pode ser uma fusão dos nomes Ludwig e Emilia, dois personagens literários.

O nome Ludmila sofreu algumas variações em sua grafia, de acordo com as características linguísticas típicas dos países por onde passou, de modo que temos Ludmilla e Lyudmila, do búlgaro e do russo; Ludmila, do polonês; Ljudmila, do esloveno e Lyudmyla, do ucraniano. 

Talvez a pessoa mais popular na história da humanidade com esse nome tenha sido Santa Ludmila, que viveu na Boêmia, durante o século X.

Ludmila era uma princesa bastante dedicada ao cristianismo e com uma fé muito grande em Jesus Cristo, porém, como viveu nos primórdios do Cristianismo, sofreu grandes perseguições por causa de sua crença. A principal rival de Ludmila foi sua nora pagã, que conseguiu arruinar todos os esforços da princesa de levar a palavra cristã para o seu reinado.

Santa Ludmila ficou conhecida por ter distribuído quase todos os seus bens depois da morte do marido, vivendo uma vida de piedade e compaixão aos pobres e menos favorecidos. 

A princesa foi assassinada, por enforcamento, enquanto rezava em seu oratório. Não tardou para que as pessoas começassem a aclamar o nome de Ludmila em suas orações e considerá-la a "santa dos pobres". 

Origem do Nome Ludmila

Origem: Eslava

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ludmila

Derivações do Nome Ludmila

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.