Lorraine

Significado do Nome Lorraine

Lorraine: Significa “aquela que pertence ao Reino de Lotário”, “a que tem origem no domínio, ou no campo, de Lotário” “habitante de Lorraine”.

Tem origem no francês antigo Lot-regne, do latim Lotharil regnun, que significa "do reino, domínio ou campo de Lotário" e, inicialmente, era utilizado apenas como sobrenome, sendo atualmente um nome popular, muito comum especialmente em países de língua materna francesa e inglesa.

Na onomástica, estudo responsável em analisar os nomes próprios, Lorraine - que no início do século X passou a ser chamado de Lotaríngia ou Lorena -  é classificado como de origem toponímica, ou seja, baseado a partir de uma localização geográfica. Isso porque, Lorraine é o nome de uma província na região nordeste da França, que se destaca por ser a única localidade francesa a fazer fronteira com três países, a saber: Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. O adjetivo, em francês, que caracteriza os seus habitantes é lorrains.

Importa referir que Lotário era o nome de um rei franco que era bisneto de Carlos Magno e que governava exatamente a zona francesa de nome Lorraine.

No Brasil, onde as meninas registradas com esse nome predominantemente feminino (bem como com suas variantes) podem ser afetivamente chamadas de Lori, Ane ou Nani, Lorraine não é um nome muito comum, sendo mais utilizado a sua variação portuguesa: Lorena, bem como, Lorrane (sem I), que corresponde, justamente, a uma invenção brasileira.

A língua inglesa apresenta como variantes Loraine e Lorann

Origem do Nome Lorraine

Origem: Latina, Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Lorraine

Derivações do Nome Lorraine

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.