Lívia

Significado do Nome Lívia

Lívia: Significa "pálida", "lívida", "clara", “azulado”, "inveja”, “vida”.

O nome feminino Lívia apresenta delicadeza e é especialmente popular para meninas no Brasil, na Itália e na Romênia.

Existem divergências em relação ao real significado deste nome. Contudo, estudos apontam que inicialmente, Lívia surgiu como derivação de um nome de família romana. A partir de livius, lividus e liveo, ele apresentaria os significados de “azulado”, “inveja” ou “invejar”.

Outras fontes apontam que Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, com os significados de “lívido" ou "pálido”. Por extensão, apresentaria os significados de “pálida” e “clara”.

A partir do sueco liv, Lívia também poderia significar “vida”.

Personalidades históricas

Foi o nome de uma grande e importante família romana, que teve como personagem feminina mais conhecida Lívia Drusilla, também chamada de Lívia Drusa. Ela era a esposa do imperador Otávio Augusto e mãe do também imperador Tibério.

Outra personalidade histórica de destaque é Lívia Orestila, conhecida por ser a imperatriz-consorte do Império Romano e segunda esposa do Imperador Calígula.

Lívia também aparece como o nome de uma personagem no romance Finnegans Wake, do renomado escritor irlandês James Joyce.

Popularidade do nome Lívia

Em termos de popularidade, o nome feminino Lívia, assim como sua versão sem acento, Livia, pode ser encontrado com maior facilidade no Brasil, na Itália, na Romênia e no Peru.

Meninas que possuem esse nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Lili, Lia ou Livi.

Variantes do nome Lívia

As variantes mais comuns do nome Lívia são: Livia, em espanhol; Livie, em francês; e Livya, em inglês.

Origem do Nome Lívia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Lívia

Lívia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.