Ketlyn

Significado do Nome Ketlyn

Ketlyn: Significa “casta”, “pura”.

Do adjetivo grego katharós, cujo significado é “casta”, “pura”, Ketlyn tem origem no nome feminino irlandês Caitlyn, variante do nome francês antigo Cateline, derivado de Catherine - o mesmo que Catarina em português - do nome grego Aikaterine.

Ketlyn é, assim, uma invenção brasileira. Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega atributos de candura e inocência, os quais possivelmente serão transferidos para as meninas com ele registradas, que podem ser afetivamente chamadas de Kate.

Primeiramente surgiu em português como Catalina e na Inglaterra, como Katelynn e, devido à tendência brasileira de utilizar nomes ingleses transformou-se em Ketlyn, nome com alguma incidência no Brasil, tal como suas variantes Ketlin, Ketlen ou Katlin.

Em inglês, são também variantes Catlyn e Kathleen.

Na Inglaterra tornou-se bastante popular graças à Santa Catarina, a quem os ingleses prestaram grande devoção durante anos.

Santa Catarina de Alexandria (287-305) morreu jovem e se distinguiu por ser bastante culta, motivo pelo qual é patrona da Faculdade de Teologia de Paris. Foi martirizada por ter se recusado a tomar lugar em cerimônias pagãs. É canonizada em 1461 e é proclamada Doutora da Igreja em 1970. A igreja comemora sua festa no dia 25 de novembro.

Origem do Nome Ketlyn

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Ketlyn

Derivações do Nome Ketlyn

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.