kathleen

Significado do Nome kathleen

kathleen: Significa “casta”, “pura”.

Kathleen surge a partir de um nome irlandês, Caitlyn. Este é uma variante do francês antigo Cateline (de Catherine, que é o mesmo que Catarina em português).

O significado de Kathleen e dos nomes citados acima decorre da palavra katharós. Katharós é um adjetivo grego e tem o sentido de “casta”, “pura”.

Trata-se de um bonito nome feminino. Ele reflete candura e inocência. Popularmente acredita-se que as meninas que recebam esse nome apresentem essas mesmas características.

É um nome bastante popular na língua inglesa. Além dos muitos registros como nome de batismo, Kathleen também é encontrado em nomes de lugares nos Estados Unidos e na Austrália.

Na Inglaterra surgiu na forma Katelynn e foi difundido em decorrência da devoção à Santa Catarina de Alexandria (287-305). Santa Catarina foi martirizada bastante jovem. Era culta e, por esse motivo, recebeu o título de Doutora da Igreja. Sua canonização data de 1461.

O nome apresenta várias grafias diferentes. Catlyn é sua variante em inglês. Ketlyn, por sua vez, é uma invenção brasileira. O mesmo acontece com os nomes Ketlin, Ketlen ou Katlin.

As meninas registradas com o nome Kathleen ou com suas variantes podem ser afetivamente chamadas de Kate.

Origem do Nome kathleen

Origem: Grega, Inglesa, Irlandesa

Outras Informações do Nome kathleen

kathleen

Derivações do Nome kathleen

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.