Jonathas

Significado do Nome Jonathas

Jonathas: Variação do nome Jônatas. Significa "dado por Deus", "dádiva divina" ou “amigo inabalável”.

Jônatas tem origem no nome hebraico Jehonathan, que é formado pela união dos elementos Yo, que significa "Deus”, “o Senhor” ou “Jeová", e nathán, que quer dizer "ele deu". Significa "dado por Deus”, “presente de Deus” ou “dádiva divina".

Inicialmente os cristãos o utilizavam para nomear um filho que era muito esperado e que por esse motivo o consagravam a Deus.

Aparece na Bíblia como o nome do filho mais velho do rei Saul, morto pelos filisteus em batalha.

Jônatas foi um amigo íntimo de Davi, motivo pelo qual a partir desta relação o nome ganhou o significado de "amizade inabalável".

Foi utilizado pela primeira vez pelos falantes da língua inglesa durante o século XIII. Não se tornou muito comum nessa altura, alcançando popularidade somente depois da Reforma Protestante, com um aumento relativo de popularidade no século XVII.

Jônatas tem o significado equivalente a Deodato, Deodoro e Teodoro.

No Brasil, Jônatas é um nome masculino e muito comum, assim como suas variantes Jhonatas e Jonathas, por exemplo.

Normalmente, as pessoas que recebem este nome ganham apelidos carinhosos de familiares e amigos ao longo da vida, tais como Jonas, Jô ou Jota.

Gionata é sua forma italiana.

Origem do Nome Jonathas

Origem: Hebraica, Bíblica

Outras Informações do Nome Jonathas

Jonathas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.